Cafeicultores vivenciam experiências e ganham novos conhecimentos sobre processos na propriedade durante a 16ª FEMAGRI

Publicado em 03/02/2017 14:50

De 08 a 10 de fevereiro, na FEMAGRI – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas realizada pela Cooxupé, em Guaxupé, Minas Gerais, cafeicultores terão a oportunidade de renovar seus conhecimentos e adotar práticas em suas propriedades para que sua atividade profissional seja cada vez mais criativa e sustentável. É no espaço Fazendinha que estarão profissionais especialistas em assistência técnica – engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas da cooperativa – para orientar os produtores de café sobre várias alternativas e soluções envolvendo meio ambiente, clima, inovações, redução de custos e aumento em eficiência e qualidade de vida. 

A equipe de Geoprocessamento da Cooxupé apresentará aos cooperados resultados adquiridos em monitoramento em relação ao clima e como tais informações podem auxiliar os produtores em decisões estratégicas para ganhar qualidade na produção. 

Outra demonstração são opções em estrutura para a secagem do café – importante passo pós-colheita para garantir a qualidade da bebida – como a exposição de um terreiro de lama de cimento. A principal vantagem é a redução do valor investido por metro quadrado. Ainda sobre o tema secagem de café será demonstrado o secador de café em camada fixa, alternativa interessante com baixo consumo de energia e boa eficiência na secagem do café. 

A Fazendinha ainda apresenta temas como sustentabilidade e uso racional de água, com a presença de um despolpador de café que dispensa o uso do recurso hídrico no processo de despolpa. Manejo de solo (através do melhor manejo do mato na lavoura), tratamento de esgoto doméstico por meio do uso de uma fossa séptica com baixo custo construída com tambores plásticos, o uso correto de defensivos agrícolas, sua armazenagem e descarte correta de embalagens também estão entre as orientações destacadas aos cooperados. 

Na Fazendinha ainda estarão expostas as inovações criadas, em sua maioria, pelos cafeicultores familiares da região de Nova Resende. São motos que foram adaptadas ou modificadas para realizarem as mais diversas operações nos cafezais como roçada, calagem, adubação, aplicação de herbicidas e pulverização.  Além das motos haverá outros tipos de invenções. 

Segundo Elmo Donizetti de Cístolo, Gerente de Planejamento e Administração da Cooxupé, a Fazendinha apresenta todos os processos do manejo do café sempre levando em conta a qualidade de vida e os bons resultados da lavoura. “Renovar os conhecimentos do produtor é a proposta da Fazendinha da FEMAGRI, por isso reunimos aqui diversos temas que fazem a diferença na vida do cafeicultor, entre eles, por exemplo, o manejo integrado de pragas e doenças”, alerta o organizador. 

Núcleo de Educação Ambiental 

Além disso, a equipe do NEA- Núcleo de Educação Ambiental também estará presente na Fazendinha, juntamente com parceiros da Fundação Espaço ECO® (FEE®), apontando a importância da sustentabilidade na atividade cafeeira e a conscientização ambiental. Além dos produtores, o NEA recebe crianças que são instruídas sobre a importância de conservar a natureza. 

“É gratificante ter parceiros como a Cooxupé que, assim como a Fundação Espaço ECO®, acredita que a disseminação de boas práticas e a promoção do desenvolvimento sustentável aos produtores é essencial. A participação na FEMAGRI será uma excelente oportunidade para falar com produtores e responder às principais dúvidas e dificuldades que eles enfrentam em seu dia a dia, principalmente quando falamos em sustentabilidade, legislação ambiental e assuntos relacionados. Nossa equipe estará à disposição para auxiliá-los na busca por informações relevantes para seu negócio”, afirma Sara Juarez, gerente de Educação para Sustentabilidade e Conservação Ambiental da Fundação Espaço ECO®.

Programe-se

Data: 08 a 10 de fevereiro de 2017
Horário: das 08h às 18h 
Local: Av. Vereador Nelson Elias, 1300b - Bairro Japy, Guaxupé/MG
Mais informações: imprensafemagri.blogspot.com.br/ e femagri.cooxupe.com.br/

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Asscom Cooxupé

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário