Femagri 2017: Oportunidade para investir e modernizar as lavouras e propriedades

Publicado em 07/02/2017 09:18
Durante o evento, o Notícias Agrícolas estará transmitindo todas as informações e novidades para o setor cafeeiro

Começa nesta quarta-feira, dia 08, e segue até o dia 10 de fevereiro, a 16ª FEMAGRI – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas realizada pela cooperativa de cafeicultores Cooxupé. O evento acontece em Guaxupé, no sul de Minas Gerais, com abertura oficial às 10h e cobertura do Notícias Agrícolas.

Durante o evento, o Notícias Agrícolas estará transmitindo todas as informações e novidades para o setor cafeeiro. Uma delas será o Espaço Cooperado Consciente que, de acordo com Elmo Donizetti, gerente de Planejamento e Administração da Cooxupé, vai “Transformar o Espaço Gourmet em um local não só de culinária, mas também com palestras voltadas para temas ligados à administração de propriedade, como Tributação Rural e Gestão Financeira”.

A famosa “Fazendinha”, espaço que traz na prática as novidades e tecnologias para o campo, apresentará temas como sustentabilidade e uso racional de água, com a presença de um despolpador de café que dispensa o uso do recurso hídrico no processo de despolpa. Manejo de solo (através do melhor manejo do mato na lavoura), tratamento de esgoto doméstico por meio do uso de uma fossa séptica com baixo custo construída com tambores plásticos, o uso correto de defensivos agrícolas, sua armazenagem e descarte correta de embalagens também estão entre as orientações destacadas aos cooperados.

Na Fazendinha ainda estarão expostas as inovações criadas, em sua maioria, pelos cafeicultores familiares da região de Nova Resende. São motos que foram adaptadas ou modificadas para realizarem as mais diversas operações nos cafezais como roçada, calagem, adubação, aplicação de herbicidas e pulverização.  Além das motos haverá outros tipos de invenções.

Perto de 35 mil visitantes compradores – famílias cafeicultoras do sul e cerrado de Minas Geras e da média mogiana do estado de São Paulo – estão confirmados para a Feira. O principal objetivo é conhecer as mais novas tecnologias, apresentadas por 120 expositores, para mecanizar e modernizar a lavoura e a propriedade como um todo. “A questão da falta de mão de obra é um grande incentivo para os cafeicultores virem à Feira e comprar produtos para que ganhem mais eficiência com menor custo em sua atividade”, declara o presidente da Cooxupé Carlos Alberto Paulino da Costa.

Expectativa

Na contra mão da crise, os negócios na feira neste ano devem ser 20% maiores comparados à edição de 2016, “o que significa que o produtor realmente está antenado e disposto a ter uma produção mais competitiva e de qualidade”, completa Costa. Um dos benefícios que impulsionam as negociações é a operação barter, disponibilizada pela cooperativa, em que o produtor pode pagar suas compras por meio da troca de saca de café, considerando as safras deste ano até 2019. De todos os negócios realizados na FEMAGRI, aproximadamente 50% são feitos por esta opção. Já por meio de instituições financeiras, as negociações podem ser feitas pela Agrocredi, Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil. 

A FEMAGRI é realizada numa área total de 107 mil metros quadrados, sendo 32 mil metros quadrados de área coberta, concentrando 139 estandes. São 2 mil pessoas envolvidas direta e indiretamente. Além da área de exposição e do Centro de Negócios, a sustentabilidade tem forte apelo na Feira. Uma Fazenda modelo é montada para os visitantes, onde são apresentadas técnicas e produtos para que os cafeicultores adotem alternativas mais sustentáveis em suas lavouras e propriedades. A FEMAGRI ainda terá os espaços “Cooperado Consciente” – onde serão ministradas palestras sobre Gestão Financeira na propriedade; o “Gourmet” – onde o público apenderá diversas receitas utilizando o café como principal ingrediente; o “Beleza” e o “Kids”, onde as cooperadas recebem serviços estéticos gratuitos enquanto as crianças se divertem com brincadeiras monitoradas. 

“A FEMAGRI é uma feira com perfil completamente familiar e sua estrutura é pensada de forma a atender às necessidades das famílias que nos visitam. Estamos certos de que esta edição será um sucesso e que nossas expectativas serão atendidas. Acompanhamos as necessidades do mercado de café e de nossos produtores, por isso a Feira vem atender às demandas para que a cafeicultura de Minas Gerais (principal estado produtor de café) e da média mogiana de São Paulo seja cada vez mais competitiva, sustentável e de qualidade. Assim como propõe a temática do evento”, acrescenta Costa.

Em 2017, o tema da FEMAGRI é “Eficiência aumentando a rentabilidade e a qualidade de vida”. O horário de funcionamento da feira é das 08h às 18h. O endereço é Vereador Nelson Elias, 1300 b, bairro Japy, Guaxupé. A entrada é gratuita.

Serviço:

Data: 8, 9 e 10 de Fevereiro de 2017
Horário: das 08h às 18h
Endereço: Vereador Nelson Elias, 1300 b, bairro Japy, Guaxupé.
Estimativa Público: 35 mil pessoas
Estimativa de Volume de Negócios: 20% maior ante 2016
Área do evento: 107 mil metros quadrados de área total, sendo 32 mil m² de área coberta.
Estandes: 139 
Expositores: 120 expositores 
Nos dias da Feira: 2 mil pessoas são envolvidas direta e indiretamente
Alimentação: 2 restaurantes e 10 opções de fast food
Centro de Negócios:  600 m²
Cafeterias: 02 cafeterias e 05 ilhas  
Boutique Cooxupé (Torrefação) 
Espaço Família: Beleza e Kids
Espaço Gourmet: Onde cooperadas aprendem receitas tendo o café como principal ingrediente.
Espaço Consciente: Realização de palestras sobre Gestão Financeira na propriedade.
Fazendinha: soluções e alternativas para uma atividade cafeeira cada vez mais sustentável.
Estacionamento: capacidade para 1.700 veículos de passeio e 50 ônibus.
Bancos patrocinadores: Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. 
Bancos com linha de crédito na Feira: Agrocredi, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Asscom Cooxupé

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário