Cooxupé vê safra de café do Brasil inferior a expectativas após expedição técnica

Publicado em 08/02/2017 12:05

LOGO REUTERS 3.0

Por Roberto Samora

GUAXUPÉ, Minas Gerais (Reuters) - A nova safra de café do Brasil ficará aquém das expectativas do mercado, com alguns problemas climáticos em importantes regiões produtoras, podas realizadas em larga escala em várias áreas e com os cafezais ainda se recuperando de uma safra recorde em 2016.

A avaliação foi feita pelo superintendente comercial da Cooxupé, maior cooperativa de cafeicultores do Brasil, Lúcio Dias, que integrou na semana passada uma expedição técnica pelo Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Mogiana, importantes áreas produtoras de café arábica.

"Faz 14 anos que fazemos a mesma viagem pelas mesmas regiões produtoras, este foi um dos piores anos para os cafezais que observamos", disse Dias, em entrevista à Reuters nesta quarta-feira, após cerimônia de abertura da Femagri, feira de tecnologia agrícola realizada pela Cooxupé.

A viagem pelas áreas produtoras reuniu 12 pessoas, incluindo integrantes da cooperativa, corretores e dois importantes operadores internacionais, segundo Dias.

Dessa forma, ele estimou a safra de café do Brasil entre 43 milhões e 47 milhões de sacas, um número aquém da expectativa do mercado.

A previsão de Dias fica ligeiramente abaixo à da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Pesquisa da Reuters publicada na semana passada apontou a safra 2017/18 do Brasil em 50 milhões de sacas, com as estimativas variando de 48 milhões a 57 milhões de sacas.

Normalmente, após uma grande colheita, a produtividade dos cafezais diminui.

No ano passado, o Brasil registrou uma colheita recorde de 51,37 milhões de sacas, com elevadas produtividades das lavouras do arábica, que mais que compensaram perdas importantes dos cafezais de robusta.

A Cooxupé tem sede em Guaxupé, Minas Gerais, Estado que responde por mais da metade de produção de café do Brasil, maior exportador global da commodity.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário