Importação de café robusta coloca em risco lavouras do país com pelo menos oito pragas, aponta Incaper

Publicado em 08/02/2017 13:39

Entidades do Espírito Santo, maior estado produtor da variedade robusta no Brasil, seguem se movimentando com o objetivo de barrar a importação cada vez mais provável da variedade no país. Um estudo realizado pela Seag (Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca), do Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural), concluiu que em caso de liberação da entrada do café estrangeiro no país, as lavouras seriam afetadas por pelo menos oito pragas. Algumas, inclusive, com potencial para impactar outras culturas.

"Em caso de autorização de importação de café robusta de países da Ásia ou África, por exemplo, pragas que nunca foram registradas no Brasil e que não possuem formas de manejo adequadas para controle, podem chegar ao país em embalagens e sacarias. Essa medida colocaria em situação vulnerável e extremamente crítica o país, com potencial de afetar outras culturas além do café arábica e robusta, como a banana e o milho", afirma o diretor-presidente do Incaper, Marcelo Suzart. Ele acredita que seria necessária uma Análise de Riscos de Pragas (ARP), que ainda não foi solicitada, para avaliar os efeitos em caso da aprovação de importação ser efetivada.

Suzart afirma que o Brasil já vivenciou outros casos em que doenças do exterior afetaram suas lavouras. "Nos anos 1980 e 1990, foram registradas pragas que acabaram com a produção do país, é o caso da vassoura de bruxa no cacau, por exemplo", ressalta. O diretor-presidente do Incaper da reunião desta terça-feira (7) do setor produtivo capixaba com o ministro da agricultura, Blairo Maggi. Ele apresentou os dados desse estudo, que foi encabeçado pelos pesquisadores do Instituto, Romário Gava Ferrão e José Aires Ventura. Os capixabas também mostraram dados de que a importação poderia ficar até mais cara para as indústrias.

Veja mais:

» Café robusta importado do Vietnã sairia até R$ 250 mais caro do que o brasileiro para as indústrias, aponta estudo

Após a reunião de ontem, o ministro decidiu adiar a importação de café até que o mercado brasileiro apresente estoque suficiente para atender a demanda das indústrias. Segundo um participante do encontro, Maggi vai pedir uma nova avaliação dos estoques, desta vez mais completa, município a município, e se for confirmado o volume superior a 4 milhões de sacas, não libera a importação.

"O ministro reconsiderou nosso pedido de reavaliação dos estoques, iremos reapresentar nosso relatório que protocolamos no Mapa, em 4 de janeiro, em que afirmávamos um estoque de 4,3 milhões de sacas, contestando a Conab portanto. Esse nosso relatório será auditado, se confirmado, o assunto será encerrado", disse o deputado federal Evair Vieira de Melo (PV-ES), que também participou da reunião.

Levando em conta o pedido do setor produtivo e a demanda da indústria, a proposta do governo é liberar a importação de um milhão de sacas, com distribuição mensal de 250 mil sacas de fevereiro a maio. Para isso, o café seria incluído na lista de exceção da TEC (Tarifa Externa Comum), até o limite de um milhão de sacas, com alíquota de 2%. Acima desse limite, a alíquota de exportação, que hoje é de 10%, sobe para 35%.

Principais pragas que poderiam entrar no Brasil com importação:

1) Coffee Berry Disease

Causada pelo fungo Colletotrichum kahawae J. M. Waller & P. D. Bridge, é endêmica na África, onde causa consideráveis perdas na produtividade superiores a 75%, quando não adequadamente manejada.

2) Coffee Wilt Disease

Também conhecida por traqueomicose ou murcha-de-Fusarium do cafeeiro, afeta as espécies Coffea arabica e Coffea canephora, bem como outras espécies do gênero Coffea na África. Nas plantações de Camarões, Guiné, Costa do Marfim e República Democrática do Congo mais de 40% das plantações foram infectadas, causando a morte das plantas.

3) Brocas dos Ramos e Tronco do Cafeeiro

Várias espécies de besouros dos gêneros Monochamus, Xylosandrus e Xylotrechus têm sido relatadas em vários países da África e Ásia causando elevadas perdas nas plantas e consequente redução da produtividade que pode atingir, em média, de 20% a 30%, quando não existem estratégias de manejo ou o uso de fungicidas.

4) Cochonilhas

São insetos pequenos (Coccoidea) considerados como pragas importantes para o cafeeiro na África e Ásia, conhecidas como scales and mealybugs, que sugam a seiva. As perdas econômicas dessas pragas incluem os custos do controle que globalmente são estimados ser de aproximadamente US$ 5 bilhões por ano.

5) Striga

São plantas pertencentes à família Orobanchaceae, que apresentam várias espécies, das quais se destaca a Striga gesnerioides, planta exclusivamente parasita, que produz folhas amareladas ou verde-pálidas.

6) Monilíase do cacaueiro

É uma doença causada pelo fungo Moniliophthora roreri, que pode reduzir em até 80% a produção de cacau. Para especialistas, a monilíase é ainda mais agressiva do que a vassoura-de-bruxa, que quase devastou as lavouras brasileiras.

7) Mal-do-Panamá

Em muitos países, o cultivo da bananeira é consorciado com o café e patógenos exóticos poderão vir aderidos aos produtos de importação, como a sacaria.

8) Xanthomonas da Bananaeira

É uma nova e altamente devastadora doença da bananeira de ocorrência em alguns países da África, causada pela bactéria Xanthomonas campestris pv.musacearum. A bactéria infecta todas as cultivares, chegando a 100% de perdas nas plantações.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Hiroyoshi Ida Apucarana - PR

    Deve haver interesse escuso para que o ministro ficar insistindo na importação do café, em defesa dos milionários indústrias, mesmo sabendo que acarretaria enorme prejuízo aos pobres e sofridos cafeicultores, especialmente pela introdução das doenças que podem dizimar as lavouras de café do Brasil, esse ministro nem deveria ter assumido o seu cargo.

    0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      E" preciso que algum jornalista coloque a boca no trombone---O MINISTRO DA AGRICULTURA AO DIFICULTAR A VIDA DO PRODUTOR PREJUDICA OS PAGAMENTOS DOS EMPRESTIMOS DO BANCO DO BRASIL---ELE ESTA' TRABALHANDO CONTRA O GOVERNO

      1
    • carlo meloni sao paulo - SP

      E' PRECISO QUE ALGUEM DIGA ISSO EM PUBLICO, OU ENVIE PARA TEMER

      1
  • Jeferson Cristiano Tauckert Cacoal - RO

    De repente se o governo valorizasse o Café produzido aqui, não iria faltar. Conheço muitos produtores que tem café em estoque, esperando o preço subir. Produtores rurais precisam ser mais lembrados que existem pelo pessoal da cidade e políticos que fazem muito mais por eles do que pela classe que trabalha e sustenta essa nação.

    0