Café: Cooxupé prevê que Brasil terá dificuldades para atender demanda do mercado com safra menor e baixos estoques
GUAXUPÉ (MG) - Diante da safra menor neste ano por conta da bienalidade negativa para a maioria das lavouras e com estoques baixos, a Cooxupé (Cooperativa Regional dos Cafeicultores em Guaxupé), maior do mundo, prevê dificuldades para atender a demanda por café no Brasil nos próximos meses. A informação foi apresentada em coletiva de imprensa realizada na 16ª edição da Femagri (Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas) nesta quinta-feira (9).
Nas estimativas da Cooxupé, a safra deste ano do Brasil deve totalizar entre 45 e 48 milhões de sacas de 60 kg, uma quebra de cerca de 17% em relação a 2016. A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) estima a safra 2017 do país entre 43,65 e 47,51 milhões de sacas do produto beneficiado, somadas as espécies arábica e conilon. De acordo com o levantamento, a previsão representa uma redução entre 15 e 7,5%, quando comparado com a produção de 51,37 milhões de sacas do ciclo anterior.
O consumo interno de café do Brasil é de cerca de 20 milhões de sacas e o Brasil exportou no ano passado pouco mais de 30 milhões de sacas.
"O mercado tem uma demanda superior a isso", disse o superintendente comercial da Cooxupé, Lúcio Dias, em referência ao volume apurado de colheita nesta safra e levando em conta o consumo interno e a exportação. O país poderia utilizar estoques para suprir esse déficit, mas eles estão no fim. "Vamos chegar praticamente sem estoques no início da safra e o governo também pouco produto em seus armazéns mesmo realizando os leilões. Isso deve gerar uma dificuldade para suprir a demanda, com o risco não atender tradicionais compradores", explica o executivo.
A Cooxupé tem atualmente 3,8 milhões de sacas em seus estoques e apenas 1,3 milhão não está comprometido.
Se a previsão da cooperativa se confirmar, será necessário encontrar alternativas para atender o mercado. "O café arábica brasileiro é um dos mais baratos do mundo, se essa dificuldade acontecer vamos diminuir as exportações e atender a demanda interna", pondera.
Femagri 2017
Com o tema "Eficiência aumentando a rentabilidade e qualidade de vida", a feira espera receber 35 mil visitantes compradores, a maioria produtores de pequeno porte que sobrevive exclusivamente da agricultura familiar. A geração de negócios deve ser maior em relação ao evento do ano passado, quando o volume de negócios alcançou mais de R$ 120 milhões.
Serviço
Data: 08 a 10 de fevereiro de 2017
Horário: das 08h às 18h
Local: Av. Vereador Nelson Elias, 1300b - Bairro Japy, Guaxupé/MG
0 comentário
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores
Baixos estoques pressionam os futuros do café, que trabalhavam com ganhos no início da tarde desta 5ª feira (04)
Conab: Com maior safra de conilon, produção de café é estimada em 56,5 milhões de sacas em 2025
Ministro Fávaro recebe setor cafeeiro para alinhar estratégias de promoção internacional e financiamento da atividade