Produção de café no Cerrado Mineiro em 2017 será uma das mais baixas dos últimos anos

Publicado em 16/03/2017 14:32

Coromandel (MG) – A produção de café no Cerrado Mineiro, região que começa a colheita nos próximos meses, deve ser uma das mais baixas dos últimos anos diante da expectativa de colheita de cerca de 4 milhões de sacas, uma queda de 30% em relação à produção de 2016. As plantas tiveram uma carga muito alta no ano passado e agora estão em recuperação.

"Saímos de 2016, um ano espetacular para o Cerrado, com recordes de produtividade, e entramos em um 2017 em que o produtor viu o esgotamento das suas plantas por conta do excesso de produção", disse Edson Guerrero, coordenador técnico da Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé), durante a 2ª Feira de Máquinas e Implementos Agrícolas do Cerrado Mineiro. "Estimamos produção de 4,3 milhões de sacas na região, uma das mais baixas dos últimos anos", afirma.

No ano de 2016, quando o Cerrado Mineiro teve produção de mais de 7 milhões de sacas, os produtores da região haviam feito excelentes tratos culturais nas lavouras que só contribuíram para a alta carca de produção. Já em 2017, os cafeicultores estão enfrentando altos custos de produção.

Seguindo a bienalidade das plantas, a produção em 2018 tende a ser mais alta. Somado a isso, as lavouras do Cerrado também estarão produzindo mais depois de uma renovação em parte do parque cafeeiro. "A produção em 2018 vai recompor nossos ganhos e produções", explica Guerrero.

A produção de café no Brasil, maior produtor e exportador do grão no mundo, deve ficar abaixo do consumo interno e exportação neste ano, segundo estimativa do presidente da Cooxupé, Carlos Paulino da Costa.

A Cooxupé tem expectativa de receber 5,8 milhões de sacas de café neste ano e vender 6,2 milhões de sacas, com o remanescente do último ano ajudando a completar a conta.

Veja mais
» Cooxupé vê safra 2017 de café do Brasil abaixo do consumo interno e exportação

Serviço
2ª Feira do Cerrado – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas
Data: 15 e 16 de março de 2017, das 08h00 às 18h00
Cidade: Coromandel/MG
Endereço: Rua João Vieira, 226 A | Sagrada Família | Núcleo Cooxupé
https://feiracerrado.cooxupe.com.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário