"Cafeicultor não se abala, é esperançoso", afirma presidente da Cooxupé

Publicado em 24/05/2017 16:26
No Dia Nacional do Café, celebrado em 24 de maio, Carlos Paulino fala sobre a cafeicultura

No Dia Nacional do Café, celebrado em 24 de maio, o presidente da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé, Carlos Paulino, afirma que o produtor brasileiro poderia ter mais motivos para comemorar se os preços fossem mais condizentes com a realidade e com os fundamentos do mercado. Isto porque, segundo ele, o custo de produção tem acompanhado a inflação e crescido, e mesmo que os preços tenham mostrado recuperação nos últimos quatro anos, ainda não suprem as necessidades dos produtores.

Por outro lado, Paulino acredita que o consumo da bebida, as pesquisas que apontam o café como produto saudável e a importância da cultura para o Brasil são motivos que levam o produtor a comemorar a data. Para ele, o cafeicultor pode ser chamado de persistente e esperançoso. “A paixão move o trabalho do produtor. Mesmo com as crises que afetaram o nosso setor, os cafeicultores não deixaram de acreditar e não abandonaram a atividade cafeeira até os dias de bonança”, diz.

Sobre os próximos desafios do setor, Paulino destaca as mudanças climáticas e a necessidade dos produtores recorrerem às tecnologias para o campo. “A mecanização é uma realidade em que o cafeicultor precisa adotar para que sua atividade ganhe mais sustentabilidade”, destaca. O presidente ainda menciona a necessidade de políticas públicas mais adequadas para que o setor tenha mais competitividade.

Atualmente, a Cooxupé mantém mais de 13,4 mil cooperados nas regiões do Sul e Cerrado de Minas Gerais (maior estado produtor da commoditie brasileiro) e média mogiana do estado de São Paulo. Referência na cafeicultura brasileira, a cooperativa comemora em 2017 os seus 60 anos de atividades voltadas para o café e, também, 85 anos de cooperativismo regional. Representando 14,48% da produção nacional e 20,64% de Minas Gerais (considerando dados de 2016), a Cooxupé é hoje reconhecida mundialmente como uma empresa de credibilidade na comercialização de café de qualidade tipo arábica.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cooxupé

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário