Semana começa com frio intenso em áreas produtoras de café, mas sem previsão de geadas, diz Climatempo

Publicado em 03/07/2017 12:11 e atualizado em 03/07/2017 14:55
2427 exibições

Conforme apontavam as previsões climáticas nos últimos dias, essa semana começou com frio intenso nas áreas produtoras de café do Brasil, maior produtor e exportador da commodity no mundo. No entanto, segundo informações da Climatempo, não há chances de geadas no cinturão do grão pelo menos nos próximos dias. Ainda assim, as temperaturas podem chegar a 5°C no Sul de Minas Gerais.

Os operadores no terminal externo sempre repercutem as informações de frio no Brasil, pois rememoram a forte geada que queimou quase todas as plantações do principal produto do Paraná na década de 1970, o café. Na manhã desta segunda-feira (3), o mercado do café arábica na Bolsa de Nova York (ICE Futures US) trabalhava com altas de mais de 200 pontos, com os principais vencimentos cotados em cerca de US$ 1,25 por libra-peso.

Leia mais:
» Café arábica inicia semana com altas de mais de 200 pts na Bolsa de Nova York

A colheita da safra 2017/18 avança nas áreas produtoras de café do Brasil. Segundo a Safras & Mercado, até 27 de junho, os trabalhos estavam em 44% no Brasil. Levando em conta as estimativas da consultoria de 51,1 milhões de sacas de 60 kg neste ano no país, é apontado que foram colhidas 22,59 milhões de sacas.

De acordo com o meteorologista da Climatempo, Alexandre Nascimento, o frio deve diminuir ao longo da semana nas áreas produtoras e as chances de geadas são mínimas. "O frio acontece por conta do avanço de uma massa polar ao Centro-Sul do país. As mínimas podem chegar a 5°C em cidades do Sul de Minas nesta terça, mas não há chances de geadas já que essa massa é de forma marítima e não continental, que é a que costuma provocar geadas", diz.

Mapas da Climatempo apontam mínima de 7°C em Guaxupé (MG) e máxima de 17°C nesta terça-feira (4) e de 11°C em Patrocínio (MG), no Cerrado Mineiro, com máxima de 21°C. Já no Espírito Santo as temperaturas tendem a ser mais altas, com máxima de 24°C e mínima de 15°C em São Gabriel da Palha (ES). "Ao longo da semana, as temperaturas ficam mais altas nas áreas produtoras", afirma Nascimento.

Temperaturas previstas para região Sudeste em 04/07 - Fonte: Climatempo
Temperaturas previstas para região Sudeste em 04/07 - Fonte: Climatempo

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

0 comentário