Procafé: Motos nas lavouras de café

Publicado em 19/07/2017 15:12

As motos ou motocicletas, adaptadas como triciclos e com implementos diversos, podem auxiliar nos tratos nas lavouras de café.

A motocicleta  virou moda no Brasil, com grande aumento no seu uso, principalmente como meio  para transporte de pessoas.

Mais recentemente,  as motos vem sendo adaptadas, também, para outras finalidades no meio rural. Pequenas indústrias fazem,  hoje, boas adaptações, para que elas possam acionar e transportar implementos, que são úteis no campo.  A primeira modificação feita, normalmente  a partir de motos usadas, é a sua transformação em triciclos, ou seja, colocando, atrás, duas rodas, para sua estabilidade.

Na lavoura de café, seja nas diferentes praticas culturais, seja no transporte ou no preparo pós-colheita, no terreiro, os triciclos adaptados visam facilitar, com esse tipo de mecanização mais simples, tarefas que antes eram feitas manualmente.

Os implementos que vem sendo mais adaptados, para uso nas lavouras, com motos-triciclos, são para- 1- pulverização/aplicação de herbicidas, com 2 tipos, de barras verticais ou turbo, podendo ter uma barra, posterior, também para aplicar herbicidas. 2-adubadeira ou calcariadeira, 3-roçadeira, 4-esqueletadeira, 5- carreta, 6- mini-retro-escavadeira  e 7-mexedor de café no terreiro. Na pulverização os tanques para a calda variam na faixa de 240 litros  e os bicos  são dispostos em carreiras, atrás, de forma semelhante aos pulverizadores de barras ou aos turbo-atomizadores tratorizados, conforme cada um dos dois modelos disponíveis. Na adubação a capacidade do depósito fica em torno de 400 kg  e a distribuição é feita lateralmente, aplicando o adubo ou calcário junto à saia dos cafeeiros, podendo operar uma ou duas meia-linha de cafeeiros de cada vez. A roçadeira e a esqueletadeira são semelhantes aos implementos usuais para podas, a carreta tem capacidade para 600  litros e o mexedor tem 4 pás posteriores, conforme se pode ver no grupo de fotos em seguida. A roçadeira só não desempenha bem se houver toceiras grandes, por exemplo na brachiária mais velha ou muito cerrada.

Todos os implementos servem em um só triciclo, assim, comprando um pulverizador ou uma adubadeira o produtor já tem a base completa necessária, com freios duplos, iguais aos de trator, que serve a todos os demais implementos.

O rendimento médio na pulverização tem sido de cerca de meia hora por hectare e na aplicação de herbicidas ou  na adubação pode fazer até 15 ha por dia, isso gastando, apenas 7 L de gasolina/dia. O triciclo tem uma redução de 30 velocidades, 5 marchas para trás e 25 para a frente, regulando de 3 a 65 km/h.

Duas características importantes nos equipamentos em moto-triciclos são - o seu custo mais baixo e sua capacidade de operar em caminhos estreitos, como nos micro-terraços abertos nas ruas, em áreas montanhosas, favorecendo, assim, os tratos na cafeicultura de montanha e em pequenos produtores, condição onde os tratores normais são mais onerosos e de difícil operação.

Resta dizer que o principal fabricante dos equipamentos aqui destacados é a JC triciclos agrícolas, de Nova Resende-MG (www.triciclosagricolas.com.br).

Procafé 001

Procafé 002

Procafé 003

Procafé 004

J.B. Matiello,– Engs Agrs Fundação Procafé e Pedro A. S. Araujo – Eng Agr MAPA e Coop Lajinha

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Procafé

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário