Procafé: A agonia na colheita do café

Publicado em 18/08/2017 18:39

Pare. Pare tudo. Não é possível cuidar disso agora, só depois de terminada a colheita. Essa orientação é frequente nas propriedades cafeeiras, mostrando a prioridade e a preocupação em concentrar esforços na colheita do café.

A boa gestão das propriedades deve, no entanto, deixar fluir a colheita, sem esquecer das demais atividades nas lavouras.

A colheita, de fato, utiliza muita gente, materiais, equipamentos e recursos financeiros. Ela representa mais de 1/3 dos custos totais de produção de café e, isso tudo, concentrado em período curto, de 2-3 meses. Deste modo, a pressa, o apuro e, mesmo, a agonia em realizar a operação de colheita tem razão. Apesar do café ser um produto que , depois de preparado e seco, pode ser mantido armazenado por longo período, de vários anos, os frutos, depois de maduros, permanecendo na planta ou caindo ao solo, logo começam a perder sua qualidade.

As maiores  preocupações na colheita, que tiram o sono do produtor, tem sido a administração do pessoal – arrumar gente, contratar, ajustar preços da medida colhida, risco de acidentes, até por picadas de cobras, falta de entrega de carteiras de trabalho pelo     trabalhador, visando saída pra outras fazendas, a fiscalização do Ministério do Trabalho, que sempre procura algo errado, sem falar em arrumar recursos para pagar os serviços, no fim de cada semana.

É lógico que a mecanização, ao reduzir o uso de pessoal, resolve, em boa parte, o problema, porem também traz dor de cabeça à administração. É peça que quebra e demora na assistência, enquanto isso a máquina fica parada.  É o repasse da máquina, é trator pra puxar o café colhido, é terreiro/secador pra secar esse maior volume colhido e outros problemas mais.

Quando os serviços de máquina de colheita são terceirizados, vejam só as particularidades, que acontecem no café. .  O pagamento é feito  por hora, como qualquer outro serviço, mas é preciso, além disso, fornecer  o óleo combustível para a máquina e  a comida e a dormida para o operador.

Enquanto acontece grande preocupação com a colheita, também nas lavouras o processo não para. É mato que cresce, é praga/doença que aparece, é lavoura que já precisa ser podada, é replanta, é molhação, é muda pra ser feita, tudo isso também necessita de gente e de trator, os quais, nessa altura do campeonato, estão lá ocupados na colheita.  Com todo esse corre-corre, sabemos que é difícil, mas é preciso harmonizar as atividades, dando sentido de prioridade às mais importantes, sem esquecer que a planta de café, ao mesmo tempo em que produz frutos, num ano, precisa se preparar, com crescimento e folhagem, para suportar a próxima safra.

Talvez por isso,  muitos dizem que a lavoura de café é uma beleza, fácil de cuidar. O problema é sua produção, ou seja, o trabalho de colher. A propósito, cresce bastante o sistema safra zero, onde, através da poda, se colhe muito, porem somente a cada 2 anos.

A propriedade cafeeira, em  suas atividades,  deve, sempre,  ser cuidada em conjunto. A agonia vai existir, é certo, porem no sentido aqui usado, de ansiedade, não aquele em que a palavra  expressa uma fase terminal, quando se vai agoniando, ou perdendo forças.

Procafé 001

Procafé 002

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Procafé

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário