Lavouras de café conilon já apresentam primeiras floradas da safra 2018/19; veja fotos

Publicado em 22/08/2017 11:23

LOGO nalogo

A primeira florada da safra 2018/19 de café conilon (robusta) já começa a ser vista em algumas regiões produtoras do Brasil, conforme mostram fotos enviadas por produtores da variedade ao site Notícias Agrícolas e postadas em redes sociais. No Espírito Santo, maior estado produtor de conilon no país, no entanto, ainda não foram feitos registros. Mas os cafezais já estão prontos para florada, segundo o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Esalq/USP).

Florada de café conilon em Rondônia - Foto: Alice Fogaça Florada de café conilon na região de Juína, Mato Grosso - Foto: Reprodução/Redes Sociais Florada do café conilon em Alta Floresta DOeste, Rondônia - Foto: Betânia Alves Florada do café conilon em Alta Floresta DOeste, Rondônia - Foto: Betânia Alves Florada do café conilon em Alta Floresta DOeste, Rondônia - Foto: Betânia Alves Florada do café conilon em Iconha, Espírito Santo - Foto: Reprodução/Redes Sociais Florada do café conilon em Iconha, Espírito Santo - Foto: Reprodução/Redes Sociais

De acordo com o Cepea, há maior número de flores abertas nos estados da Bahia e Rondônia, que é o segundo maior estado produtor de café conilon no Brasil. Segundo agentes consultados pelo Centro, a florada em Rondônia é observada principalmente nas lavouras irrigadas, já na Bahia as chuvas em julho e início de agosto propiciaram melhores condições para as plantas florescerem.

Áreas produtoras de café do Brasil têm tido condições de instabilidade nas últimas semanas. Mapas climáticos apontam que os próximos dias ainda serão de chuvas nos principais estados produtores de café, com acumulados de até 60 milímetros em áreas do Paraná, São Paulo e Sul de Minas Gerais. Essa condição, claro, pode favorecer a abertura de novas floradas no país.

O mercado do café tem acompanhado essas informações sobre a próxima safra do Brasil. "Precipitações em algumas regiões produtoras no Brasil e fotos de floradas do conilon podem ter causado alguma liquidação de posições especulativas que se precipitaram em comprar notícias de seca há mais de dez dias, mas considerando o interesse de compra dos comerciais na baixa, tudo indica que por ora a queda pode ser estancada", disse o analista de mercado Rodrigo Costa.

A colheita da safra 2017/18 de café conilon está praticamente finalizada no Brasil, segundo estimativa do Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural). A expectativa de produção é de até 10% maior que a do ano passado, que foi de pouco mais de 5 milhões de sacas de 60 kg no estado do Espírito Santo. A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) estima produção da variedade no país nesta temporada em 10,13 milhões de sacas.

A primeira florada do café arábica no Brasil costuma ser registrada durante o mês de setembro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário