Prazo para inscrição do Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais termina na próxima sexta-feira

Publicado em 13/09/2017 10:40
Competição é maior do país e está em sua 14ª edição

Termina na próxima sexta-feira (15/09) o prazo para as inscrições do Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais de 2017.  As amostras dos cafés concorrentes devem ser entregues nos escritórios da Emater-MG do município onde o café foi produzido, onde também será preenchida a ficha de cadastro.  A competição é a maior do país e está em sua 14ª edição. São esperados cerca de 2 mil concorrentes. 

O regulamento completo do concurso pode ser acessado no site da Emater-MG: www.emater.mg.gov.br.  Podem participar produtores dos municípios mineiros, com amostras de café Arábica, tipo 2 para melhor, colhidas neste ano.   A inscrição é gratuita. 

O resultado do concurso será anunciado em novembro ou dezembro, em Belo Horizonte. A competição é promovida pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG e  Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais,  em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).

Categorias 

O Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais tem duas categorias. A primeira é a Café Natural. Neste sistema, o café recém-colhido, após passar por um processo de lavagem, é levado para secar. A outra categoria é a do Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado. Estes tipos de café, são lavados e há uma separação dos frutos verdes e secos dos frutos maduros. Depois, eles passam por um descascador para só depois seguir para secagem. No caso dos cafés despolpados e desmucilados, há ainda uma fase onde o produto passa por um tanque de fermentação.   Cada produtor pode participar com apenas uma amostra em cada categoria

“Este ano estendemos um pouco o prazo de entrega das amostras para permitir que cafés de regiões mais altas possam ter mais condições de participação, já que a colheita nestes locais termina mais tarde”, explica o coordenador técnico estadual da Emater-MG, Bernardino Cangussu. 

Análises
 
Os cafés concorrentes irão passar por análises físicas e sensoriais feitas por uma comissão julgadora formada por, no mínimo, dez classificadores e degustadores de café.   As amostras com nota sensorial inferior a 80 pontos, de acordo com as normas da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA), serão desclassificadas.  

A produção dos cafés participantes também passará por uma avaliação socioambiental. Eles serão pontuados em quesitos como a proteção de nascentes da propriedade, preservação de mata ciliar dos cursos d'água, entre vários outros.

“Outra novidade este ano é que o concurso está atrelado ao programa de mapeamento de café, do Governo de Minas Gerais. As amostras servirão para fazer o mapeamento da qualidade.  Será uma importante ferramenta no estado para saber onde este café de qualidade está sendo produzido”, informa o coordenador da Emater-MG. 

Concurso de 2016

No ano passado, 1.853 amostras participaram da competição. Na categoria Natural, o prêmio de campeão estadual foi para o café do produtor André Souza Lima Campos, do município de Presidente Olegário, no Cerrado Mineiro.  Já na categoria Cereja Descascado, o troféu de campeão estadual foi entregue a Aarão Ferreira, de Lajinha, na região Matas de Minas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Emater

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário