Processo da torra ganha programação especial na Semana Internacional do Café

Publicado em 17/10/2017 14:43
Com o crescimento do consumo e do mercado de cafés especiais, a torra do grão do café é fator fundamental para a produção e um dos passos mais importantes para a fabricação de uma bebida de qualidade

Na Semana Internacional do Café (SIC), que será realizada entre os dias 25 e 27 de outubro, no Expominas, o processo da torra ganhou uma programação especial. A boa torra é capaz de realçar as melhores características de sabor, aroma, acidez, concentração, equilíbrio e finalização de cada tipo de grão. Ou seja, etapas importantes do que se é necessário para garantir a qualidade do café passam pelo processo da torra. Nesse contexto, a SIC preparou uma série de eventos, que incluem palestras, cursos, workshops e até uma maratona, voltada para o tema.

Pela segunda vez no Brasil, o Re:Verb: Simpósio de Cafés Especiais da World Coffee Events (WCE), da Specialty Coffee Association (SCA), acontece na Semana Internacional do Café. O evento tem o objetivo de inspirar a comunidade de profissionais de café para instigar o diálogo sobre as tendências atuais, expor as mundiais, e explorar o papel do Brasil no mercado de cafés especiais hoje e futuramente. Serão seis palestrantes de quatro países, dentre eles Suécia e Noruega, que são grandes referências em consumo de café especial e cafeterias.

Será uma oportunidade única para ouvir palestrantes internacionais focados em temas voltados para profissionais do café que já investem ou querem investir no mercado de cafés especiais, como proprietários de cafeterias, torrefadores, traders de café, cooperativas, baristas, entre outros.

Os temas abordados são relacionados à torra do café: “O Negócio de Torrar”, “A Arte e a Ciência da Torra” e “Torra: Desafios e Benefícios de Incorporar a Torrefação em sua Empresa”.

No Torra Lab serão realizados workshops para discutir os processos, apresentar diferentes amostras e ensinar como é possível montar sua própria microtorrefação. Foram convidados baristas e mestres de torra de diferentes regiões do país e do mundo, para compartilhar as tecnologias e informações mais recentes sobre o assunto. Nomes como Emílio Rodrigues, Leonardo Bittner, Paula Dulgheroff e Eystein Veflingstad, norueguês residente no Brasil, que é barista há 19 anos e mestre de torra há nove, fazem parte da programação.

Maratona Roast Lab é uma jornada completa sobre torra com profissionais renomados no mercado nacional e internacional. Foi organizado pela Coffee Lab, de Isabela Raposeiras, considerada uma das dez melhores cafeterias do mundo pelo especialista norueguês Tim Wendelboe.Isabela desenvolve trabalho de base garimpando cafés em fazendas em todo o Brasil, dando cursos e disseminando a cultura do café. Neste evento, no dia 25/10, mais de 10 profissionais falarão sobre o tema, passando por equipamentos e negócio.

Confira abaixo a programação completa e saiba mais em: www.semanainternacionaldocafe.com.br.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Asscom SIC

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário