Semana Internacional do Café oferece programação intensa e variada que contempla toda a cadeia produtiva do setor

Publicado em 24/10/2017 10:27
Dividido em três grandes eixos temáticos, o evento apresenta diversas ações a milhares de profissionais que buscam informações sobre as tendências do mercado, mais qualificação técnica nos processos e melhoria na gestão estratégica de seus negócios

A 5° edição da Semana Internacional do Café (SIC) está chegando com uma programação diversificada que vai contemplar toda a cadeia produtiva. Serão 25 eventos simultâneos acontecendo entre os dias 25 e 27 de outubro no Expominas, que incluem palestras, seminários, cursos, workshops e concursos para produtores, empresários, apreciadores e interessados no universo da produção de cafés no Brasil e no exterior.

A programação foi estrategicamente pensada para contemplar grandes temas que são pautas recorrentes do setor: Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo foram os três eixos que irão contemplar atividades para milhares de profissionais de todo o mundo, além da presença de 60 palestrantes que vão apresentar as novidades e tendências do universo cafeeiro.

Mercado & Consumo tem o objetivo de integrar a cadeia produtiva do café, além de promover ações com foco no mercado atual e no aumento do consumo do café no Brasil e no mundo. O Workshop Geoportal do Café, um mapeamento do Parque Cafeeiro de Minas Gerais que será realizado no dia 26; os encontros de Organização Fairtrade, de Produtores e das Indicações Geográficas; a Degustação de Cafés de Regiões Brasileiras e a Copa Barista são as principais atividades que compõe esse braço da programação.

Em Conhecimento & Inovação a SIC vai apresentar conteúdos relevantes nos formatos de palestras, cursos e fóruns sobre campo, certificação, classificação, torra, cafeterias, tendências e negócios. Realizado no dia 25, o DNA Café – Seminário Internacional reunirá atores da cadeia do café nacional e internacional que debaterão tendências, desafios e ações para o futuro do mercado de café mundial. Além dele, eventos como o Fórum da Agricultura Sustentável, o Re:Verb Roast, um simpósio de cafés especiais; o Roast Lab, uma jornada completa sobre torra com renomados profissionais do mercado nacional, e os cursos Torra Lab, além dos Técnicos promovidos pela Associação Americana de Cafés Especiais (SCA), são outras atividades desse eixo.

Ainda seguindo essa temática, o Sebrae e o Sistema FAEMG também vão promover uma programação especial. O Sebrae vai montar a Sala Educampo, onde vai oferecer capacitação técnica e gerencial de produtores rurais, a partir de reuniões internas com os consultores do projeto para desenvolver aspectos de gestão da propriedade. Já o Sistema FAEMG vai disponibilizar o Espaço Café+Forte para realizar a transferência de tecnologia nas áreas de gestão e cursos para os produtores participantes do programa. No Seminário Interagro Café, parceria entre FAEMG, CNA e Apex, o foco será apresentar, ao cafeicultor, os caminhos da exportação; seus desafios e oportunidades. 

O eixo Negócios & Empreendedorismo traz como foco os eventos voltados para a geração de negócios diretos, além de apresentar ideias e tendências para novos empreendimentos no setor de café no Brasil. Espaços de exposição de estandes; a Cafeteria Modelo e a Sala Cupping & Negócios estarão abertos todos os dias para estimular as ações de networking e a troca de informações. Com o mesmo objetivo, a temática vai promover também os encontros IWCA Brasil, realizado pela Aliança Internacional das Mulheres do Café do Brasil; Meet the Green Buyers, que busca estreitar relacionamento entre os diversos setores do café, como produtores, cooperativas e expositores e o Business Experience. Além disso, o Coffee of the Year 2017 apresentará o resultado da degustação às cegas dos 10 melhores cafés feita pelo público que vai eleger o melhor café do ano.

Os detalhes completos da programação estão disponíveis no site da SIC, no endereço: www.semanainternacionaldocafe.com.br.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
SIC

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário