Programa de certificação atesta a sustentabilidade da produção dos cafés mineiros

Publicado em 24/10/2017 15:25
Certifica Minas Café incentiva a melhoria da gestão das propriedades e estimula a competitividade do café produzido no Estado frente ao mercado nacional e internacional

Implantar boas práticas de produção nas propriedades cafeeiras de Minas Gerais, de modo a aumentar a visibilidade e a competitividade do café mineiro nos mercados nacional e internacional, é o objetivo do Certifica Minas Café. O programa disponibiliza aos cafeicultores a possibilidade de realizar a certificação da propriedade, a baixo custo, atestando que aquela produção se deu de maneira sustentável nos aspectos econômico, social e ambiental.

Ao todo, no Estado, já são 1.300 propriedades certificadas e a ideia é expandir o modelo para outras atividades, como por exemplo, a produção de frutas, queijos e cachaça. “Considerando a tendência do mercado mundial de exigir tanto a qualidade dos grãos quanto a do processo produtivo, o Certifica Minas Café torna-se uma ferramenta de relevante apoio ao setor cafeeiro e referência para outros estados”, explica o Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA), Pedro Leitão.

O programa prima pela melhoria e pela modernização da gestão da propriedade, tornando-a mais rentável, ao mesmo tempo em que agrega valor ao café produzido no Estado. “E para o consumidor, garante a certeza de que vai adquirir um produto de primeira linha, além de ser ambientalmente correto”, ressalta Pedro Leitão. A certificação transcorre em diversas etapas e inclui um conjunto de ações e procedimentos específicos para a adequação da propriedade, com orientação da Emater-MG e posterior auditoria do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Entre as ações importantes para a adquirir a certificação estão o correto manejo da lavoura, com aquisição de mudas de boa procedência, capina, controle de pragas, doenças, nutrição das plantas e podas. Na propriedade, o armazenamento do café, que necessita ser feito em temperatura e umidade adequadas, diminuindo, assim, o risco de perdas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
SIC

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • carlo meloni sao paulo - SP

    Colegas Produtores chamo a atençao sobre a infelicidade do Sr Pedro Leitao, secretario de agricultura de Minas Gerais, de partecipar desse artigo... Bem, no momento em que os cafeicultores mineiros estao prostrados diante da adversidade climatica, e os produtores mineiros de leite reivindicam uma melhor remuneraçao, o Secretario da Agricultura vem a publico inventando normas de classificaçao de cafe'... ESTE SENHOR TEM MER... NA CABEÇA.

    1
    • victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG

      Carlo, esta jogada de Cafés especiais é para desvalorizar também os provadores de bebida...Querem acabar com a classificação bi-centenária, tradicional que impõe com repeito ao mercado um produto classificado e aceito por todos...Agora querem também incutir no mercado a necessidade de fazer mais para que possam desvalorizar mais ainda o produto que com muito sacrifício colocamos no mercado...sem falar que quando todos caírem nesta armadilha, desbancarão os preços sob inúmeras outras alegações...

      0