Procafé: Cultivar de café Arara, a campeã de qualidade
A cultivar de café Arara vem se colocando entre as mais recomendadas e plantadas nos últimos anos. Agora, sua indicação é reforçada, pela sua característica de boa qualidade do café por ela produzido, atingindo altas pontuações em concursos.
O material de Arara foi originado num cruzamento natural entre o Obatã, um híbrido de Sarchimor com Catuai, e, provavelmente, com Icatu ou Catuai amarelo. Em seguida foram derivadas novas gerações e efetuadas seleções, chegando-se à cultivar, a qual possui características de plantas de porte baixo, bom vigor, alta produtividade e alta resistência à ferrugem, com tolerância, também, a Pseudomonas.
Nos aspectos de qualidade os frutos e sementes são de tamanho grande e a sua maturação é tardia. O destaque de qualidade da bebida vinha sendo comentado por profissionais classificadores de café, porem a prova definitiva veio com a recente premiação no Concurso Aromas, da BSCA- Associação Brasileira de Cafés Especiais. Neste ano, em 2 lotes oriundos de uma área cultivada com a cultivar Arara, no sistema orgânico, na Fda Sertãozinho, em Botelhos-MG, os cafés da Cultivar Arara ganharam os primeiros prêmios, tanto nos cafés preparados no processo natural, quanto no processo de cereja descascado-CD. Mais ainda, com pontuação recorde, de 94 pontos.
Com suas boas características produtivas, aliadas à qualidade superior da bebida dos cafés produzidos, a cultivar Arara, desenvolvida por Técnicos do ex-IBC e da Fundação Procafé, se coloca, assim, entre as melhores alternativas de indicação para novos plantios.

0 comentário
Exportações mundiais de café verde aumentaram 6,3% em julho, diz OIC
Exportação de café do Brasil tem melhor agosto da história: 4,16 mi/sacas
Café/Cepea: Chuvas favorecem floradas e elevam expectativas para a próxima safra
Chuvas no Brasil e realização de lucros derrubam o café em Nova York mais uma vez nesta 5ª (10)
Café perde força e fecha de lado em NY nesta 4ª, mas fundamentos mantêm cotações no positivo
Café arábica sobe forte em NY: Petróleo a US$ 100 e produtor brasileiro 'segurando' vendas dão suporte às cotações