Café: Sondagem do CNC em cooperativas aponta safra 2018/19 do Brasil entre 50 e 52 milhões de sacas

Publicado em 19/01/2018 13:00

LOGO nalogo

Em sondagem feita em cooperativas associadas, o CNC (Conselho Nacional do Café) levantou que a safra 2018/19 de café do Brasil deve ficar entre 50 e 52 milhões de sacas de 60 kg. O número fica abaixo da estimativa de possibilidade de recorde divulgada ontem (18) pela Conab (Companhia Nacional de abastecimento), com colheita entre 54,44 milhões e 58,51 milhões de sacas.

"O Conselho Nacional do Café entende que este será um ano de safra cheia, proporcionado pela bienalidade positiva da maioria das lavouras de arábica, bem como pela recuperação das plantações de conilon após praticamente quatro anos de dificuldades em função de adversidades climáticas", informou o CNC em seu balanço semanal.

Uma safra de café do Brasil entre 50 e 52 milhões de sacas em 2018 representaria um aumento de 11,2% a 15,6% ante a temporada anterior, que foi de bienalidade negativa para a maioria das regiões produtoras. Desse total, a variedade arábica responderia uma produção entre 38 e 39 milhões de sacas e a de conilon de 12 a 13 milhões de sacas.

Em seu primeiro levantamento para a safra 2018/19, a Conab estimou que o Brasil deve ter produção entre 54,44 milhões e 58,51 milhões de sacas de 60kg. A estimativa representa aumento de 21,1% a 30,1% na comparação com a produção de 2017, que atingiu 44,97 milhões de sacas. O aumento na produção também foi creditado pela autarquia às melhores condições climáticas e bienalidade positiva.

O CNC explica que os números mais baixos em relação ao levantamento da Conab se devem "a vivência direta no campo dos técnicos de nossas associadas permite uma apuração diária imediata da evolução das plantas e, por meio disso, já podem identificar dificuldade no desenvolvimento dos chumbinhos em função do período de estiagem...". Os números da Conab foram apurados em dezembro.

A instituição do setor produtivo pondera ainda que o clima será importante para o desenvolvimento da safra nos próximos meses. "O clima será vital nos próximos meses para que se chegue, inclusive, aos níveis máximos prognosticados por nossas cooperativas, pois estamos na fase de enchimento, de desenvolvimento dos chumbinhos. Portanto, é salutar o monitoramento das lavouras para podermos chegar mais próximos à exatidão da safra 2018", disse.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Elielson Gabriel Nova Resende - MG

    Essa previsão da Conab só atrapalha todos os anos

    0
  • Paulo César Santos de Assis São Francisco de Paula - MG

    A CONAB está Com muita rapidez e está equivocando na safra de café. Aqui no sul de MG tem lavouras que não tem café nenhum, lavouras cortadas e semi cortadas e um sol de rachar. Estou com a CNC.

    0
    • Francisco Lopes Cambé - PR

      Tem gente ganhando com as mentiras desta dona Conab... Tá tão demoralizada com suas costumeiras mentirar que ninguém acredita nela... Esta comprometida com os especuladores de plantão!... O CNC tá correto na sua analise.

      0