Levantamento da Conab mostra produção recorde de 58 milhões de sacas de café

Publicado em 17/05/2018 09:51

O Brasil terá a maior produção de café da sua história. É o que confirma o 2º levantamento da safra 2018, divulgado nesta quinta-feira (17), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A quantidade total deve ficar em 58 milhões de sacas beneficiadas de 60 quilos. O crescimento apontado é de 29,1% em relação à safra passada, que alcançou 44,9 milhões de sacas.

A quantidade total engloba o café arábica e o conilon. Com relação ao arábica, a produção estimada é de 44,3 milhões de sacas, ou seja, um acréscimo de 29,4%. Já a quantidade de conilon deverá chegar a 13,7 milhões de sacas, com aumento de 27,9%.

De acordo com o estudo, o bom resultado deve-se, entre outros motivos, à bienalidade positiva e às boas condições climáticas. No último período de alta bienalidade, que ocorreu em 2016, o país teve uma produção de 51,4 milhões de sacas, considerada até então a maior do país e superada pela safra 2018. Outro motivo para os números positivos seria o avanço do pacote tecnológico neste setor, sobretudo de variedades mais produtivas.

O maior estado produtor é Minas Gerais, com um total de 30,7 milhões de sacas, sendo 30,4 milhões de arábica e 335,8 mil sacas de conilon. No Espírito Santo, a produção chegou a 12,8 milhões de sacas, com 8,3 milhões para conilon e 4,5 milhões para o arábica. Em São Paulo, onde só é produzido o café arábica, a quantidade chegou a 6,1 milhões de sacas. A Bahia também apresentou bons resultados, com produção de 2,7 milhões do conilon e 1,8 milhões do arábica.

A área total, que engloba os cafezais em formação e em produção em todo o país, deve atingir 2,17 milhões de hectares, sendo 287,7 mil em formação e 1,9 milhão de hectares em produção.

Clique aqui para acessar o boletim.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Conab

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • Carlos Rodrigues

    Esse relatório é mais uma arma para os especuladores, apontada aos produtores ..um relatório muito otimista num clima de preços, no mercado de futuros, baixos e possivelmente sem retorno ....

    0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Sr. Carlos Rodrigues, eu acho o relatório excelente, e desconfio que há enfim por trás destes relatórios funcionários públicos compromissados com politicas de estado, talvez por ser pouco lido e utilizado pelos brasileiros seu uso, a primeira vista, não é politico. São dados, algo em que se basear. Tivemos diversas noticias sobre o café essa semana, a maioria internacionais e existe no site da Conab análises da conjuntura internacional que falam disso também, o responsável é um engenheiro agrônomo, que esqueço o nome infelizmente, mas li os relatórios dele e são muito bons. Mas é fato que o relatório não impactou os preços futuros internacionais, o café subiu um pouco hoje, devolveu um pouco dos ganhos, mas ainda assim está em alta.

      0
  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    Em tempo, o navegador que abre direto o relatório é o google chrome.

    0
  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    Amigos, de certa forma fico chateado de ter que fazer esse comentário, já falei sobre o que vou falar agora uns dias atrás, não adiantou muita coisa... O Brasil não vai colher uma safra recorde de café esse ano..., dentro desse contexto, a segunda estimativa anual da Conab prevê (no sentido de estimar), uma safra recorde... O comentário que fiz outro dia é o de que era preciso tomar cuidado entre dado estimado e dado consolidado. Tentem ler as coisas pelo menos, é o mínimo pois lá no relatório da Conab está escrito bem claramente..."Esse segundo levantamento ocorreu em abril, com divulgação em maio, no período pré-colheita, onde

    menos de 20% do café do país foram colhidos. Nesse momento temos a primeira estimativa pontual da produção de café no Brasil, diferentes da estimativa anterior onde são estimados os intervalos (inferior e superior) da produção. O terceiro levantamento, a ser realizado em agosto e divulgado em setembro, ocorre no período de plena colheita no país, que acontece de março a outubro, todavia

    é concentrada entre maio e agosto. Nessa ocasião do levantamento, a colheita já terá ultrapassado 90% do total. O quarto levantamento será realizado em novembro/ dezembro e divulgado em dezembro. É o último da safra e compreende o período pós-colheita, em que a colheita já foi finalizada e as estimativas são corrigidas com os dados consolidados e coletados a campo"..

    Insisto muito nesse assunto por que a Conab é minha, é nossa, é de vocês, usem o trabalho dessa instituição, comentem, reclamem, dêem suas opiniões..., se vamos deitar falação sobre o assunto que seja ao menos embasado em alguma coisa de fundamento... O relatório é ótimo, sendo que podemos não concordar com parte ou com grande parte do relatório, mas nem isso diminui seu valor. Valor que é pago por vocês.

    1