Agro em Questão mostra denominação de origem do café do Cerrado Mineiro
A experiência do Cerrado Mineiro, primeira e única região de Denominação de Origem (DO) para café no Brasil, será um dos temas do seminário Agro em Questão: Alimentos Artesanais e Tradicionais, no dia 6 de junho, em Brasília, na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O evento, gratuito, é direcionado para produtores rurais, empresários, profissionais de gastronomia e pessoas interessadas no tema.
O responsável por apresentar o caso de sucesso é o superintendente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Juliano Tarabal. Ele vai explicar o processo de produção dos cafés de denominação de origem do Cerrado Mineiro, que confere aos produtos características e qualidades especiais, agregando valor ao produto na hora da comercialização.
“Os cafés com D.O têm garantia de origem e qualidade atestadas e controladas por meio do selo de Origem e Qualidade, que acompanha tanto o produto in natura (café verde) quanto o produto industrializado”, afirma Tarabal.
Para a produção do café é necessário seguir alguns requisitos. A plantação em áreas com altitude mínima de 800 metros e as fazendas produtoras precisam estar dentro da área delimitada Cerrado Mineiro, onde a espécie oficial na região é o café arábica de acordo com o regulamento de uso da D.O.
Atualmente a região possui aproximadamente mil produtores credenciados na Federação, aptos a utilizarem o selo de origem e qualidade.
Evento – Além de mostrar casos de sucesso, o seminário “Agro em Questão – Alimentos Artesanais e Tracionais: mais valor para quem vende e para quem compra” vai apresentar informações sobre o acesso a mercados consumidores e oportunidades de negócio, além de discutir propostas e alternativas para os principais desafios do setor.
Para participar, inscreva-se no link: https://www.cnabrasil.org.br/agro-em-questao-alimentos-artesanais-e-tradicionais
0 comentário
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)