Concurso internacional avalia cafés brasileiros nesta segunda (15), em Guaxupé/MG

Publicado em 15/10/2018 10:13
Cup of Excellence terá etapa internacional no sul de Minas Gerais, com a presença de 29 juízes de diferentes países; 80 amostras da bebida serão avaliadas. É a Copa do Mundo dos cafés especiais. E a final, no domingo, será transmitida ao vivo aqui pelo Notícias Agrícolas.

Acontece nesta semana, em Guaxupé, a etapa internacional do Cup of Excellence 2018 (Copa do Mundo do Café), principal concurso de avaliação da qualidade dos cafés brasileiros. O Brasil já ocupa a marca de maior fornecedor de cafés especiais no mundo. A final do evento será transmitida AO VIVO pelo Notícias Agrícolas neste domingo (21). 

A Cooxupé e a SMC - Specialty Coffees (empresa controlada pela cooperativa e que atua no nicho de café especial) serão as anfitriãs da etapa internacional do evento, que segue até o dia 21 de outubro, quando serão anunciados os produtores vencedores em duas categorias diferentes.

O evento é realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE).

Durante o Cup Of Excellence serão avaliadas 40 amostras de cafés naturais (sistema de preparo em via seca) e 40 do tipo cerejas descascados/despolpados (preparados pelo sistema em via úmida), selecionados em outras etapas do concurso. Participam desta edição produtores de café arábica/safra 2018 de diferentes regiões do país.

As análises da etapa internacional serão feitas por 29 juízes especialistas, representando diferentes países, como Estados Unidos, Japão, China, Bulgária, Rússia, Austrália, Índia e Alemanha. O concurso teve início na segunda, dia 15, às 8h30, na sede da Assoxupé Clube (Guaxupé). O evento não é aberto ao público.

Na fase internacional do Cup of Excellence, os vencedores precisam ter um café com média mínima de 86 pontos ou mais. Os campeões terão direito de participar de leilões organizados pela ACE, com o apoio da BSCA, pela internet, garantindo valores diferenciados para as sacas.

Mercado

O Brasil é considerado o maior fornecedor de cafés especiais do mundo. A demanda interna e externa deste tipo de produto é crescente e a nação do café já acompanha em ritmo forte essa tendência mundial, cuja previsão para 2018 é de uma produção nacional de especiais de 9,7 milhões de sacas. Esse volume corresponde a 16,2% da safra total brasileira, que, para 2018, é estimada em 59,9 milhões de sacas pela Conab - desempenho que resulta da bienalidade positiva deste ciclo. Os principais compradores do café especial brasileiro são Estados Unidos, alguns países da Europa, como Itália, Bélgica, Reino Unido e Espanha, além do Japão.,

Em busca da excelência (Cupping)

Na segunda-feira, as atividades começaram na sede da Assoxupé, com uma reunião da BSCA com os juízes. Foi feita uma apresentação sobre o cenário do café no Brasil e em Minas Gerais e definidos os detalhes do concurso. Na sequência, os avaliadores começaram o procedimento que eles chamam de calibragem, no qual provam alguns cafés e alinham percepções. "É uma praxe que usamos para imersão sobre o café que vamos provar, de maneira a calibrar nossos sentidos e alinharmos conceitos", explica Edmilson Generoso, consultor de qualidade e juiz representando o Brasil na etapa internacional.

Edmilson Generoso explica que, na calibragem, eles verificam diferentes aspectos do café, como, por exemplo, se é limpo, doce, sabores encontrados, acidez e doçura. É feita uma avaliação sensorial completa. "Começamos primeiro com uma avaliação olfativa, depois que é inserida a água cheiramos a amostra novamente e, por fim, a degustação da bebida", conta.

Entre os muitos atributos avaliados, estão: Fragrância\Aroma, Uniformidade, Ausência de Defeitos, Doçura, Sabor, Corpo, Finalização e Equilíbrio. A pontuação de cada atributo de qualidade é somada, subtraindo-se a pontuação dos defeitos. Desta forma se obtém a pontuação total do café.

Os cafés vencedores vão participar de leilões organizados pela ACE com apoio da BSCA, garantindo valores diferenciados pelas sacas.

Confira as imagens do evento

Cup of Excellence 2018 (Copa do Mundo do Café) Cup of Excellence 2018 (Copa do Mundo do Café) Cup of Excellence 2018 (Copa do Mundo do Café)Cup of Excellence 2018 (Copa do Mundo do Café) Cup of Excellence 2018 (Copa do Mundo do Café) Cup of Excellence 2018 (Copa do Mundo do Café)Cup of Excellence 2018 (Copa do Mundo do Café) Cup of Excellence 2018 (Copa do Mundo do Café)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cooxupé

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário