Melhores cafés do Brasil são escolhidos dentre 77 amostras na "Copa do Mundo do Café"

Publicado em 17/10/2018 16:54 e atualizado em 17/10/2018 17:39
183 exibições
Final acontece no domingo, 21, em Guaxupé/MG com transmissão AO VIVO do Notícias Agrícolas

LOGO nalogo

Desde segunda-feira (15), na etapa internacional do Cup of Excellence – Brazil 2018, 29 juízes de dez países provam 77 amostras de café arábica classificadas durante a etapa nacional, realizada em Varginha/MG. Os profissionais desembarcaram no Sul de Minas ainda no domingo e foram recepcionados pela Cooxupé e SMC Specialty Coffees.

O júri é composto por profissionais dos Estados Unidos, Japão, China, Cingapura, Bulgária, Rússia, Inglaterra, Austrália, Índia e Alemanha. Os juízes vão degustar, avaliar e atribuir uma nota para cada uma das amostras de café das duas categorias que concorrem no concurso: 37 do tipo cereja  descascado/despolpado (preparados pelo sistema em via úmida) e 40 do natural (grãos colhidos e secos com casca). No dia 21 de outubro, os produtores dos cafés com melhores pontuações serão apresentados e premiados durante uma solenidade.

Participam desta edição produtores da variedade arábica da safra 2018 de diferentes regiões do Brasil. A BSCA recebeu, para o Cup of Excellence – Brazil 2018, cerca de mil amostras. Além de jornalistas brasileiros, profissionais da imprensa de diferentes países também vão acompanhar as atividades do principal concurso de qualidade para cafés especiais durante a semana.

"A missão do Cup of Excellence é garimpar os cafés nacionais mais diferentes e que apresentem um nível de excelência, que sejam diferenciados. Apresentamos durante o Cup a nossa variedade e a qualidade do café brasileiro. É a principal vitrine para esse nicho de cafés especiais", diz Vanusia Nogueira, diretora da BSCA.

Nessa etapa, que tem como instituições anfitriãs a cooperativa Cooxupé e a empresa SMC Specialty Coffees, 29 juízes das principais compradoras internacionais, vindos de Estados Unidos, Japão, China, Cingapura, Bulgária, Rússia, Inglaterra, Austrália, Índia e Alemanha, analisam os finalistas e os que obtiverem nota igual ou superior a 86 pontos (escala de zero a 100 do concurso) serão eleitos os melhores cafés da safra 2018 do Brasil e comercializados, via internet, em disputado leilão internacional. Já as amostras que se classificarem com notas entre 84 e 85,99 pontos serão consideradas "National Winners" e também irão a leilão, possibilitando a comercialização a preços condizentes com a excelente qualidade que possuem.
 
Na categoria Naturals, a origem produtora que mais se destacou foi a Indicação de Procedência da Mantiqueira de Minas Gerais, com 15 cafés entre os finalistas, ou 37,5% do total. Na sequência, vêm a Denominação de Origem do Cerrado Mineiro, com 10 lotes (25%); Sul de Minas, com sete (17,5%); Matas de Minas e Chapada Diamantina (BA), com três amostras cada (7,5%); e as regiões de São Paulo da Média Mogiana e da Indicação de Procedência da Alta Mogiana Paulista, com um lote cada (2,5%).
 
A categoria Pulped Naturals conta com 37 finalistas, tendo a origem produtora da Chapada Diamantina encabeçando a lista com 17 representantes, o que corresponde a 46% do total. A Indicação de Procedência da Mantiqueira de Minas Gerais veio na sequência, com 10 cafés (27%), seguida pelas regiões das Matas de Minas, com quatro lotes (10,8%); do Sul de Minas, com duas amostras (5,4%); e da Denominação de Origem do Cerrado Mineiro, das Montanhas do Espírito Santo, da Chapada de Minas e do Planalto de Vitória da Conquista (BA), cada uma classificando um café (2,7%).
 
Os vencedores do principal concurso de qualidade do mundo para cafés especiais, que conta com auditoria da Agricert Brasil, serão anunciados no dia 21 de outubro, a partir das 17h, no Clube dos Operários, em Guaxupé.

Confira as imagens do evento nesta quarta-feira

Cup of Excellence 2018 - Foto: Fabio Carvalho Cup of Excellence 2018 - Foto: Fabio Carvalho Cup of Excellence 2018 - Foto: Fabio CarvalhoCup of Excellence 2018 - Foto: Fabio Carvalho Cup of Excellence 2018 - Foto: Fabio Carvalho Cup of Excellence 2018 - Foto: Fabio CarvalhoCup of Excellence 2018 - Foto: Fabio Carvalho Cup of Excellence 2018 - Foto: Fabio Carvalho Cup of Excellence 2018 - Foto: Fabio Carvalho

Tags:
Fonte: Notícias Agrícolas

Nenhum comentário