Procafé: Combinação de herbicidas favorece controle de ervas na linha de cafeeiros novos

Publicado em 09/01/2019 09:29

O uso de herbicidas, pra controle do mato, em cafeeiros jovens,  vem dando bons resultados, em especial quando se combinam herbicidas específicos, mais seletivos e de efeitos complementares.

O controle do mato em cafezais é uma pratica importante, para reduzir a concorrência das ervas com os cafeeiros, a qual se estabelece em função das plantas daninhas também necessitarem, como as plantas de café, da água, dos nutrientes e da luz , isto na mesma área onde crescem os cafeeiros.

Em plantas de café ainda jovens, na fase de sua formação, a concorrência do mato é mais danosa, pois o sistema radicular do cafeeiro é ainda pequeno e superficial e a sua folhagem não cobre o terreno, assim as ervas podem crescer bem junto às plantas de café, na linha de cafeeiros, beneficiadas pela própria adubação do café. Nessa condição, onde as plantas de café são pequenas, o mato alto abafa e reduz a luz disponível para o crescimento dos cafeeiros, os quais se tornam amarelados e pernalongas.

O sistema tradicional de controle do mato na linha de cafeeiros jovens é através da capina manual, operação chamada de trilha, isto porque os herbicidas normais usados, como o Glifosato e outros, causam fitotoxidez por deriva. Nos últimos anos, com a carência e elevado custo da mão de obra, foram desenvolvidas alternativas de uso de herbicidas pra controle do mato na linha. Inicialmente foi utilizado o produto a base de Oxifluorfen (Goal e outros) em pré emergência. Depois foi desenvolvido o uso de produtos mais seletivos, de pós-emergencia, como os à base de Clethodin(Select e outros) e Haloxifop-P-Metilico (Verdict e outros) estes eficientes contra ervas de folhas estreitas, em combinação com produtos à base de Clorimuron, estes para folhas largas.

Como os herbicidas citados em pós-emergencia atuam melhor em ervas mais novas e, ainda, diante da conveniência em atuar contra a sementeira, foi desenvolvida, recentemente, a combinação de 3 produtos, os dois de pós-emergencia, mais o Goal, numa mesma aplicação. Os resultados mostram vantagens até sobre ervas maiores, pois parece que o Goal ativou um pouco os produtos de pós-emergencia, além do que, ao cair no solo, propicia maior efeito residual de controle.

As doses utilizadas na combinação dos produtos são as seguintes – Para 200 litros de calda  - Select   0,5 a 0,8 l , conforme o tamanho do mato + 100 g de Clorimuron  +  1,5 l de  Goal, ou similar e + 100 ml de espalhante siliconado. A aplicação deve ser feita em jato dirigido, sem aplicar sobre os cafeeiros.

Procafé

Procafé

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Procafé

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário