Procafé: Combinação de herbicidas favorece controle de ervas na linha de cafeeiros novos
O uso de herbicidas, pra controle do mato, em cafeeiros jovens, vem dando bons resultados, em especial quando se combinam herbicidas específicos, mais seletivos e de efeitos complementares.
O controle do mato em cafezais é uma pratica importante, para reduzir a concorrência das ervas com os cafeeiros, a qual se estabelece em função das plantas daninhas também necessitarem, como as plantas de café, da água, dos nutrientes e da luz , isto na mesma área onde crescem os cafeeiros.
Em plantas de café ainda jovens, na fase de sua formação, a concorrência do mato é mais danosa, pois o sistema radicular do cafeeiro é ainda pequeno e superficial e a sua folhagem não cobre o terreno, assim as ervas podem crescer bem junto às plantas de café, na linha de cafeeiros, beneficiadas pela própria adubação do café. Nessa condição, onde as plantas de café são pequenas, o mato alto abafa e reduz a luz disponível para o crescimento dos cafeeiros, os quais se tornam amarelados e pernalongas.
O sistema tradicional de controle do mato na linha de cafeeiros jovens é através da capina manual, operação chamada de trilha, isto porque os herbicidas normais usados, como o Glifosato e outros, causam fitotoxidez por deriva. Nos últimos anos, com a carência e elevado custo da mão de obra, foram desenvolvidas alternativas de uso de herbicidas pra controle do mato na linha. Inicialmente foi utilizado o produto a base de Oxifluorfen (Goal e outros) em pré emergência. Depois foi desenvolvido o uso de produtos mais seletivos, de pós-emergencia, como os à base de Clethodin(Select e outros) e Haloxifop-P-Metilico (Verdict e outros) estes eficientes contra ervas de folhas estreitas, em combinação com produtos à base de Clorimuron, estes para folhas largas.
Como os herbicidas citados em pós-emergencia atuam melhor em ervas mais novas e, ainda, diante da conveniência em atuar contra a sementeira, foi desenvolvida, recentemente, a combinação de 3 produtos, os dois de pós-emergencia, mais o Goal, numa mesma aplicação. Os resultados mostram vantagens até sobre ervas maiores, pois parece que o Goal ativou um pouco os produtos de pós-emergencia, além do que, ao cair no solo, propicia maior efeito residual de controle.
As doses utilizadas na combinação dos produtos são as seguintes – Para 200 litros de calda - Select 0,5 a 0,8 l , conforme o tamanho do mato + 100 g de Clorimuron + 1,5 l de Goal, ou similar e + 100 ml de espalhante siliconado. A aplicação deve ser feita em jato dirigido, sem aplicar sobre os cafeeiros.


0 comentário
Desvalorização do real consolida fortes quedas nos preços do café no fechamento desta 4ª feira (17)
Retorno das chuvas no Sul de Minas Gerais traz certo alívio as lavouras de café
Preços do café seguiam em baixa nas bolsas internacionais na manhã desta 4ª feira (17)
Café/Cepea: Apesar de menor volume embarcado, exportadores têm ganho em receita
Café: Chuvas no BR consolidam baixas de 2% em NY no fechamento desta 3ª feira (16)
Boa safra/25 do Vietnã traz alívio para o mercado global do café