Agrishow 2019: Ital abordará qualidade da bebida de café (ITAL)

Publicado em 23/04/2019 13:50

Por meio de pesquisa, desenvolvimento e assistência tecnológica, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) desempenha importante papel na qualidade, segurança e inovação do café e seus produtos e levará aos visitantes da Agrishow, na próxima semana, a oportunidade de experimentar e entender a diferença entre a bebida de café tradicional, gourmet e superior, além de conhecer os principais tipos de embalagem.

A avaliação sensorial, que ocorrerá ao longo do primeiro dia no espaço Café São Paulo, tem por objetivo fazer com que o participante aprecie as sensações gustativas decorrente da natureza do café e da tecnologia empregada na sua produção, como classificação do grão, blends e torra. A ação levará em consideração nove atributos, conforme legislação do Estado de São Paulo, estudada e estabelecida com a participação do Ital e entidades e produtores de café.

Ao longo de todos os dias do evento, os visitantes poderão ainda tirar dúvidas sobre outras atividades desenvolvidas pelo Ital, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Além da avaliação do perfil descritivo da bebida e testes com consumidores, o Ital realiza ensaios químicos para atendimento dos padrões mínimos de qualidade para café torrado (em grão e moído), análises de controle de qualidade (determinação de sujidades e de impurezas e identificação histológica), pesquisas relacionadas a fungos e toxinas em café e em parceria com instituições como Instituto Agronômico (IAC), Embrapa Café e CNPq.

O Ital também participa de avaliações interlaboratoriais de análises de café com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Sindicado da Indústria de Café do Estado de São Paulo (Sindicafé-SP) e o LAB Carvalhaes, do Escritório Carvalhaes Corretores de Café. Em relação à embalagem de café e seus produtos, destacam-se os ensaios de taxa de permeabilidade ao oxigênio e ao vapor d’água, integridade do fechamento e da termossoldagem de válvulas incorporadas, composição gasosa do espaço-livre de embalagens inertizadas e nível de vácuo.

Novos processos e produtos são outra frente de atuação do Ital, como os preparados para bebidas instantâneas com café, cappuccino e achocolatado, bolos, biscoitos, chocolates, recheios, barras de cereais e balas. Junto ao IAC, desenvolveu, por exemplo, processo para obtenção de ingrediente fonte de cafeína a partir da casca do café robusta. Com pedido de patente depositado no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), o ingrediente pode ser usado na indústria de alimentos e bebidas não alcoólicas de baixo valor calórico e ter aplicação na formulação de cosméticos e fármacos naturais.

Também foram desenvolvidos vários outros projetos em parceria com o IAC com foco na evolução das regiões cafeeiras do Estado, como a obtenção de indicadores ambientais da produção de café arábica a partir da metodologia de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), através do Programa Pesquisa Café, e a influência das mudanças climáticas nos sólidos solúveis em resíduos da produção, com utilização desses em novos produtos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
ITAL

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário