Coffee Dinner & Summit coroa crescimento das exportações de café do Brasil

Publicado em 05/06/2019 12:10
181 exibições
Evento bianual reuniu cerca de 1.000 convidados ao longo dos dois dias, entre autoridades, profissionais, especialistas, produtores e exportadores de café brasileiro e celebrou os 20 anos do Cecafé

Aconteceu, nos dias 28 e 29 de maio, em São Paulo (SP), a 8ª edição do Coffee Dinner & Summit, evento promovido pelo Cecafé - Conselho dos Exportadores de Café do Brasil – que, neste ano, celebrou os seus 20 anos de atividades em prol da representação e promoção do setor de café brasileiro nos cenários nacional e internacional.

Com o tema “Cafés do Brasil: Qualidade com Sustentabilidade”, o evento reuniu cerca de 30 organizações do agronegócio brasileiro, especialistas, players de mercado e autoridades com a finalidade de debaterem temas atuais ligados ao mercado de café.

“Não é novidade que o café brasileiro se destaca no cenário mundial. Ao longo desses quase trezentos anos, atuando no mercado exportador de café, desenvolvemos, progredimos e consolidamos o Brasil no patamar de país líder absoluto. Também enfrentamos dificuldades, mas em todos os cenários nos empenhamos e superamos as expectativas, produzindo um café de alta qualidade, em abundância e, o que é muito importante, com sustentabilidade”, afirmou na abertura do evento o presidente do Cecafé, Nelson Carvalhaes.

No primeiro dia do evento (28), Coffee Dinner, houve a abertura seguida de uma solenidade de reconhecimento de entidades e lideranças que se destacaram no setor cafeeiro. Diversas personalidades que contribuíram de modo decisivo para o desenvolvimento e fortalecimento do Café do Brasil, e aqueles que tiveram influência marcante em ações de interesse da sociedade brasileira, foram prestigiadas com o prêmio recebido pelas mãos do presidente Nelson Carvalhaes e também do diretor geral do Cecafé, Marcos Matos, nas categorias “Empreendedores do Café”, “Mulheres do Café” e “Pesquisa & inovação”.

Entre as autoridades presentes na ocasião estiveram o governador de Minas Gerais, Romeu Zema; o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; o secretário-executivo do Ministério da Agricultura (representando a ministra Tereza Cristina), Marcos Montes; e os secretários da Agricultura de São Paulo, Gustavo Junqueira (representando o governador paulista João Doria); de Minas Gerais, Ana Maria Soares; e de Rondônia, Evandro Padovani, além de deputados, embaixadores e outras autoridades.

Na sequência, os convidados foram direcionados para um jantar de galã onde confraternizaram o 20º aniversário do Cecafé e também celebrarem o atual momento de crescimento das exportações do produto que é a cara do Brasil.

No segundo dia (29), aconteceu o Coffee Summit, com palestras e painéis que trouxeram à tona temas contemporâneos ligados ao mercado de café, como novas tendências de consumo, como foco no público jovem, expansão de crescimento das exportações para o mercado asiático, mercado do café, sustentabilidade e cenário do agronegócio dentro da economia e do novo governo brasileiro.

Entre os palestrantes e painelistas estavam presentes: Gustavo Franco, economista e ex-presidente do Banco Central do Brasil; Fernando Maximiliano, analista de Café da INTL FCStone; Pedro Lima, presidente do Grupo 3 Corações;  Matthew Barry, analista da Euromonitor USA; Alexandre Loeur, da Euromonitor International-Londres; Raja Saoud, presidente da Divisão de Cafés da Olam Coffee; Charles Tang, presidente da Câmara Brasil – China; Gustavo Spadotti Castro, supervisor do Grupo de Gestão Territorial Estratégica da Embrapa Territorial; Annette Pensel, diretora Executiva da Global Coffee Platform; e Michael Optz, diretor executivo da Fundação Neumann.

A 8º edição do Coffee Dinner & Summit, que aconteceu neste ano, reuniu membros de 30 organizações e associações do Agronegócio Global e Brasileiro, entre eles, 26 membros da Associação de Café e Cacau Vietnamita (VICOFA). O evento bateu recorde de patrocinadores com temas de interesse ao agronegócio café e contou com o apoio de INTL FCStone, Pinhalense e Federação dos Cafeicultores do Cerrado Mineiro, Cooxupé e Olam Coffee. A próxima edição acontecerá em 2021.

Tags:
Fonte: Cecafé

Nenhum comentário