Fórum Mundial de Produtores de Café se encerra e divulga declaração final dos participantes

Publicado em 11/07/2019 19:19

Criado em 2017, o Fórum Mundial de Produtores de Café é um ambiente de discussão com agenda preparada pelos cafeicultores com o objetivo de buscar os caminhos mais sustentáveis para a atividade cafeeira global. Na edição 2019 do evento, o Brasil e os demais países produtores tiveram o propósito de abordar e solucionar cenários que comprometam a oferta futura de café.

O Notícias Agrícolas acompanhou o evento e trouxe, em primeira mão, entrevistas com representantes do setor, confira:

>> Para Bachião, vice-presidente da Cooxupé, indústrias ajudariam no preço do café se o pagamento fosse feito em prazo mais curto

>> Para superintendente da Cooxupé, alta nos preços do café deve aparecer de 6 meses a 1 ano: essa crise forte nós já passamos

>> Diretor Presidente da Minasul aconselha produtores a buscarem alternativas para passar pelo momento de preços baixos do café

>> II Fórum Mundial de Produtores de Café debate soluções para aumento de renda na cultura cafeeira

>> Ministro interino da Agricultura destaca importância do setor do café na economia brasileira

>> Propostas do Fórum do Café são difíceis de serem executadas, diz presidente da Cooxupé

Após o encerramento do evento, a organização divulgou a declaração final dos participantes, com uma série de quesitos que devem ser estudados para a manutenção da sustentabilidade do setor para os próximos anos. Confira:

"Na cidade de Campinas, Brasil, aos dias 10 e 11 de julho de 2019, reuniu-se o segundo fórum de países produtores de café e, considerando que:

O primeiro Fórum despertou a consciência mundial sobre a necessidade de haver sustentabilidade econômica na oferta global de café. Contudo não houve engajamento efetivo dos demais segmentos da cadeia de valor do café para melhorar a remuneração dos cafeicultores.

O estudo do professor Jeffrey Sachs, da Universidade de Columbia, destacou a necessidade de haver interação entre todos os agentes da cadeia para o desenvolvimento de ações globais, além das já realizadas por cada país, havendo corresponsabilidade de todos os agentes públicos e privados do negócio café para garantir a implementação da sustentabilidade em suas dimensões econômica, ambiental e social.

A oportunidade de desenvolvimento de novas tecnologias para aprimorar as formas tradicionais de comercialização de café, aproximando produtores de consumidores e gerando agregação de valor nas origens.

A importância de estímulos ao aumento do consumo mundial de café, em especial nos países produtores e mercados emergentes, para garantir equilíbrio entre oferta e demanda e, consequentemente, preços remunerativos aos cafeicultores.

Resolve:

Promover a criação de uma plataforma tecnológica para agregar e disponibilizar informações e números de todos os segmentos da cadeia de valor do café, de forma a gerar transparência comercial e na formação de preços.

Desenvolvimento de mecanismo que facilitem a disponibilização das informações das origens produtoras, por meio da rastreabilidade dos produtos oferecidos e suas especificidades aos consumidores finais.

Promover a capacitação dos produtores, por meio de assistência técnica e extensão rural para a profissionalização em gestão da propriedade e aquisição de conhecimento sobre os riscos de mercado.

Estímulo ao desenvolvimento de estratégias inovadoras e campanhas para a promoção do consumo de café, principalmente nos países produtores e mercados emergentes.

Desenvolver mecanismos, estratégias de marketing e inovações tecnológicas que permitam se alcançar um preço remunerativo aos produtores, tais como selos de “sustentabilidade econômica” e “torrados pela origem”.

Incentivar que cada origem produtora, a nível publico e privado, desenvolva um plano nacional de sustentabilidade para o setor café.

O Comitê do WCPF tomará providências para a formalização de uma entidade jurídica que planejará a execução dessas estratégias.

O seguinte Fórum de países produtores será realizado em 2021. O comitê coordenará com os países qual a cidade que sediará o próximo evento.

Esta declaração foi feita em Campinas, aos 11 dias de julho de 2019."

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Divulgação

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Carlos Rodrigues

    Mais do mesmo .... o pessoal só fala em plantar mais e reduzir custo... isso é musica da boa para especulador e comprador...

    1