Exportações de café brasileiro para China aumentam 23% em 2019

Publicado em 14/07/2019 20:15

São Paulo, 14 jul (Xinhua) -- As exportações de café brasileiro para China cresceram 23,1% nos primeiros cinco meses de 2019, em comparação com o mesmo período do ano passado, informou no sábado o Conselho dos Exportadores de Café (Cecafé) do Brasil.

De janeiro a maio de 2019, Brasil exportou 88.179 sacas de café com destino à China, de acordo com o conselho.

Em uma entrevista à Xinhua, o presidente do Cecafé, Nelson Carvalhaes, destacou a importância dos jovens consumidores asiáticos e o interesse do Brasil em aumentar suas vendas na China.

"A abertura de cafés estimula os jovens a consumir o café de várias maneiras", disse Carvalhaes, referindo-se ao rápido desenvolvimento das redes Luckin Coffee e Starbucks nas cidades chinesas e o atrativo que isto gera nas novas gerações.

O empresário citou o exemplo da Coreia do Sul, onde houve um boom na carreira de barista.

Com essa oportunidade, Carvalhães disse que os setores públicos e privados do Brasil estão buscando desenvolver mercados na China.

"Sem dúvida queremos crescer no mercado de nosso parceiro comercial", disse o executivo, acrescentando que "o Brasil pode oferecer o volume e a qualidade capazes de satisfazer as demandas de diferentes mercados".

O Brasil detém 38% do mercado global cafeeiro, com 300 mil produtores, fazendo do país sul-americano o principal produtor e o maior exportador de café do mundo.

De 2018 até junho de 2019, durante o período de safra, o Brasil exportou 41,1 milhões de sacas de café, 35% a mais face ao ano anterior.

Mercado de consumidores chineses oferece oportunidades para negócios globais, diz McKinsey

Beijing, 14 jul (Xinhua) -- O mercado em rápida expansão de consumidores chineses representa um forte vínculo entre a China e o mundo, assim como uma enorme oportunidade para os negócios internacionais, segundo um relatório publicado pelo Instituto Global McKinsey.

De acordo com o relatório, até o ano de 2030, 58% das famílias chineses serão de classe média ou alta e o gasto pelos consumidores chineses urbanos está se equiparando com o de outras cidades do mundo.

O mercado de consumidores chineses é extremamente integrado com o mundo e a penetração das companhias multinacionais é significativa no país asiático. Entre as dez grandes categorias de consumidores, sua penetração média foi de 40% em 2017, em comparação com apenas 26% nos Estados Unidos.

Apesar da discussão sobre uma potencial "degradação do consumo", o Relatório sobre o Sentimento dos Consumidores Globais McKinsey 2018 mostrou que 26% dos entrevistados chineses estão aumentando seu consumo, em comparação com 17% em outras dez top economias.

O crescente fluxo chineses fora da China, principalmente de estudantes e turistas, é uma oportunidade de negócios em expansão para as empresas nos países de destino. Portanto, as companhias podem aproveitar essa tendência se adaptando aos gostos dos consumidores chineses. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Xinhua (estatal chinesa)

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário