Café: Principal florada da safra 2019/20 é registrada no BR, mas irregularidade preocupa; veja

Publicado em 07/10/2019 11:32

LOGO nalogo

Áreas produtoras de café arábica no Brasil registraram no final de semana a abertura da principal florada da safra comercial 2019/20. O evento chamou atenção pela quantidade de flores e abrangência, mas a irregularidade preocupa. Lavouras têm botões abertos e muitos sem ainda florescer.

"Teoricamente a flor do café não precisa abrir para ter o pegamento, mas isso está acontecendo em uma proporção que eu nunca vi antes", afirma o engenheiro agrônomo da Fundação Procafé, Alysson Fagundes. Para o especialista, os botões sem finalizar a abertura, não vão mais abrir as flores e ficarão dessa forma.

"Ainda não perceberam, mas se você for na lavoura e olhar de perto vai perceber esse problema [da irregularidade entre flores completas e outras sem finalizar a abertura]", destaca o Alysson Fagundes.

Fagundes explica que se confirmaram as perspectivas de uma grande florada, mas a falta do desenvolvimento de botões em flor pode ser explicada por alguma questão  fisiológica. "Tivemos aí um problema na abertura na ordem de 10 a 50%, poucas lavouras não tem problema", disse o agrônomo sobre o Sul de Minas

Florada do café em Alterosa (MG). Foto de Vera Helena Terra Florada do café em Alterosa (MG). Foto de Vera Helena Terra Florada do café em Alterosa (MG). Foto de Vera Helena TerraFlorada do café em Alterosa (MG). Foto de Vera Helena Terra Florada do café em Alterosa (MG). Foto de Vera Helena Terra Florada do café em Patrocínio (MG) - Fotos de Danilo Henrique de Farias Florada do café em Patrocínio (MG) - Fotos de Danilo Henrique de Farias Florada do café em Patrocínio (MG) - Fotos de Danilo Henrique de FariasFlorada do café em Patrocínio (MG) - Fotos de Danilo Henrique de Farias  Florada do café em Franca (SP) - Foto: Marcelo Jordão FilhoFlorada do café em Franca (SP) - Foto: Marcelo Jordão Filho

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas e @jornalistadotempo ou use as hashtags #jornalistadotempo ou #imangensdodia

Fotos enviadas por produtores ao Notícias Agrícolas e postadas em redes sociais confirmam a beleza da florada depois de chuvas no cinturão produtivo do país. Agora, as plantas dependem também das condições do tempo nos próximos meses para que as lavouras se desenvolvam e gerem frutos.

"Daqui para frente o setor vai acompanhar com apreensão o clima, uma vez que a continuidade das chuvas será essencial para o pegamento das flores e para o desenvolvimento dos chumbinhos da safra 2020/2021", destacou em boletim o Escritório Carvalhaes.

O escritório de café, com sede em Santos (SP), ainda explica que está descartada pelo mercado a possibilidade de uma nova safra recorde. "... mas a torcida é para que o clima possibilite o crescimento de uma safra de bom tamanho e com qualidade. As altas temperaturas e a previsão de chuvas irregulares preocupam bastante".

Apesar de chuvas nos últimos dias, possibilitando as floradas do café no cinturão produtivo, o mês de outubro já começou com irregularidade nas chuvas. Dados do Sismet Sistema para o Monitoramento Agro-energético da cultura do Café, no âmbito da Cooxupé mostram isso.

Segundo o sistema da cooperativa, de 15 estações meteorológicas em cidades produtoras, apenas seis têm chuvas acumuladas neste mês. Cabo Verde (MG): 1 mm, Caconde (SP): 4,6 mm, Coromandel (MG): 1,4 mm, Guaxupé (MG): 3 mm, Monte Santo de Minas (MG): 3,8 mm e São José do Rio Pardo (SP): 14 mm.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Marcelo Jordão Filho (@marcelojordaofilho) em 6 de Out, 2019 às 5:17 PDT

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Floresceu 🙏

Uma publicação compartilhada por Marcelo Jordão Filho (@marcelojordaofilho) em 4 de Out, 2019 às 5:04 PDT

 

 

 
 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião | Instagram @jornalistadotempo
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário