ABIC lança 16º Concurso Nacional ABIC de Qualidade de Café – “Origens do Brasil” – safra 2019

Publicado em 26/11/2019 14:32 e atualizado em 26/11/2019 15:35

A Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC lança o regulamento do 16º Concurso Nacional ABIC de Qualidade de Café – Origens do Brasil – safra 2019, que vai premiar os melhores cafés do Brasil, tanto arábica como robusta/conilon.

O objetivo do concurso é incentivar a produção de cafés de alta qualidade, as melhores práticas agrícolas e a sustentabilidade, promovendo todas as regiões produtoras, agregando valor ao produto e levando ao consumidor final a possibilidade de degustar os melhores cafés produzidos no Brasil.

A grande novidade desse ano é a ampliação do certame, visando a premiação e o reconhecimento de todo o café produzido no País, acrescentando o “Origens do Brasil” ao nome do concurso e divulgar a diversidade de aromas e sabores dos cafés do Brasil.

Participam os cafés produzidos no território nacional, na safra 2019, em microlotes de 2 sacas, de 60 kg de cafés beneficiados, sendo que cada região produtora deverá inscrever, no mínimo dois e no máximo três microlotes de cafés característicos da região.

Os cafés serão avaliados por um júri técnico de especialistas em classificação e análise sensorial, utilizando a metodologia do PQC – Programa de Qualidade do Café ABIC. Os lotes precisam atingir a nota mínima de 7,3 na escala PQC. Essa nota representam 90% da nota final e os demais 10% serão sobre as avaliações de sustentabilidade das propriedades produtoras.

As inscrições podem ser feitas até dia 05 de janeiro e a divulgação dos finalistas será realizada em 28 de janeiro. O concurso se encerra com o leilão dos lotes finalistas, onde indústrias, cafeterias, exportadores e empresas do setor, tem a oportunidade de adquirir os melhores cafés do Brasil, processar os produtos e oferecer ao mercado consumidor.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
ABIC

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário