Exportadora de café Comexim vê safra recorde no Brasil este ano

Publicado em 28/01/2020 13:43

LOGO REUTERS

Os agricultores brasileiros estão a caminho de produzir uma safra recorde de café em 2020, superando a máxima histórica de 2018, avaliou a exportadora e corretora de café Comexim em uma projeção divulgada aos clientes na segunda-feira.

A Comexim estima que o Brasil produzirá 67,7 milhões de sacas de café de 60 kg este ano, ante 56,8 milhões de sacas em 2019 e o recorde anterior de 64,5 milhões de sacas em 2018 (uma estimativa revisada para cima).

O Brasil alterna anos de maior e menor produção de café, devido a uma característica dos cafezais da variedade arábica. As lavouras voltarão à produção plena em 2020, depois de um ano de baixa produtividade em 2019.

Apesar da projeção para uma safra recorde, a exportadora disse que as ideias iniciais de uma colheita superior a 70 milhões de sacas --que circularam no mercado devido ao fato de novas áreas chegarem à produção e a um amplo florescimento-- não se concretizaram.

"A chegada tardia das chuvas, bem como as altas temperaturas e as chuvas abaixo da média durante outubro e novembro --após a geada de julho que também afetou algumas áreas-- reduziram a colheita esperada de mais de 70 milhões de sacas", disse a Comexim.

A empresa disse que, apesar do registro, os números não devem ser lidos como baixistas.

"Muito pelo contrário", afirmou, esperando um superávit global no ciclo da safra 2020-21 (julho-junho) de apenas 3,5 milhões de sacas, diante da perspectiva de um ano de baixa produtividade no Brasil, maior produtor do mundo, em 2021.

    A Comexim disse que a recuperação de 50% observada nos contratos futuros de café de Nova York no final do ano passado "revelou cafés sendo mantidos não apenas de uma safra, mas de três", e por isso a empresa teve que ajustar seus números de estoque de passagem de safras anteriores.

O Brasil começará a colher sua nova safra de café por volta de abril ou maio, dependendo da região, e os lotes prontos para embarque estarão disponíveis por volta de junho ou julho.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • jarbas pedrosa moura São Francisco do Glória - MG

    KKK o que nos resta é rir da desonestidade desses exportadores que não exportam só café mais uma montanha de dinheiro que deveria ficar com os produtores e vão enriquecer os outros elos da cadeia produtiva do café. Mas hoje com o mundo tão tecnológico que nós temos lanço um desafio a essa exportadora grave um vídeo dos armazéns da empresa e poste no site pra todo mundo saber se realmente vcs tem o café pra esperar a nova safra. Outra coisa o café se guardado muito tempo perde a cor e fica branco sem mercado essa é dura ti ver hein.

    0