Prêmios recordes de café arábica dão sinal de alta para fundos

Publicado em 10/03/2020 08:49 e atualizado em 10/03/2020 17:19

LOGO REUTERS

Prêmios recordes de arábica nos mercados físicos podem estimular a compra de fundos, pois os traders esperam que eles tenham um efeito indireto na disponibilidade de estoques de café para entrega quando os contratos de câmbio expirarem.

Os estoques com certificação ICE KC-TOT-TOT começaram a cair mais baixo no mês passado. Eles estão com 2,1 milhões de sacas, mas os traders esperam que caiam bem abaixo de 2 milhões este ano, já que os altos prêmios tornam os estoques em bolsa de longe a fonte mais barata de café.

Os prêmios, ou a diferença de preço em relação ao arábica hondurenha lavada de referência, entregue à ICE, estão a 20 centavos de dólar por libra-peso acima dos futuros de ICE COF-WARB-HNHDF, os mais altos de todos os tempos. O café não exige prêmio se for retirado dos armazéns do ICE e não obterá nenhum prêmio se entregue ao ICE.

"No final de setembro, espero ver estoques certificados em 1,1 milhão de sacas", disse um trader de Genebra em uma grande casa de comércio de commodities.

Ele disse que sua empresa, uma das maiores empresas de café, planejava receber estoques em junho, mas isso ainda não era evidente nos dados. "Somos um grande especuladores, é por isso que digo que 1 milhão de sacas são vendidas".

Honduras é responsável por menos de 10% da produção global de arábica, mas compõe três quartos dos estoques certificadas pela ICE e, portanto, tem um impacto desproporcional nos preços futuros.

Alguns fundos especulativos estão programados para durar muito se os estoques com certificação ICE começarem a cair. Os preços do arábica subiram 25% no quarto trimestre do ano passado, com estoques caindo 10%, depois caíram 20% em janeiro, com os estoques subindo 7%.

Em fevereiro, quando o pânico pelo surto de coronavírus tomou conta das commodities e provocou quedas nos estoques não vistas desde a crise financeira de 2008, o arábica foi um dos poucos pontos positivos, ganhando 6%, com as ações da ICE caindo 2%.

“Guatemala, Honduras, Colômbia são incrivelmente apertadas. Até o meio da safra da Colômbia começar em maio ou junho, ficará mais apertado ”, disse Harris Haase, chefe da Cardiff Coffee Trading, sediada nos EUA.

Embora o aperto no arábica com entrega em troca deva diminuir ainda este ano, uma vez que o maior produtor brasileiro deve colher outra safra recorde a partir de maio, o impacto da safra nos preços pode ser menos acentuado do que nos anos anteriores.

Duas das três principais cooperativas de agricultores do Brasil disseram à Reuters que venderam quase metade da safra de 2020, colocando-as sob menos pressão para vender à medida que o ano avança, o que significa que os futuros poderão enfrentar pouca resistência pelo lado positivo caso os especuladores optem por entrar na rede por muito tempo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário