Faturamento da Cooxupé sobe 10,7% em 2019, para R$ 4,2 bi; assembleia é cancelada por temor do coronavírus

Publicado em 25/03/2020 20:50

SÃO PAULO (Reuters) - A Cooperativa Regional de Cafeicultores e Guaxupé (Cooxupé) registrou faturamento de 4,2 bilhões de reais no ano passado, alta de 10,7% ante os 3,793 bilhões obtidos em 2018, informou a cooperativa nesta quarta-feira considerando dados auditados pela PwC Brasil.

Foram recebidos 5,1 milhões de sacas de 60 quilos do grão tipo arábica em 2019 e as vendas alcançaram 6,4 milhões, somados os volumes destinados aos mercados interno e externo.

O total exportado pela Cooxupé atingiu 5,4 milhões de sacas, para mais de 50 países.

Quanto ao segmento de cafés especiais, a cooperativa destacou que a SMC Specialty Coffees - empresa controlada pela Cooxupé com atuação neste mercado - exportou mais de 85 mil sacas.

O resultado financeiro (lucro) da cooperativa ficou em 156,37 milhões de reais, enquanto o segmento de café gourmet registrou 4,32 milhões de reais. Com isso, o resultado consolidado da cooperativa foi de 160,7 milhões de reais.

Segundo a cooperativa, ainda em 2019, os investimentos em ampliações, obras e reformas somaram mais de 42 milhões de reais.

"Conseguimos alcançar nossas metas mesmo em um ano em que o clima teve fundamental influência nas lavouras cafeeiras, gerando quebra de safra”, disse em nota o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo.

A Cooxupé tem atuação nas regiões do sul de Minas Gerais, cerrado mineiro e média mogiana de São Paulo. Com base em dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a cooperativa ressaltou que o volume de café recebido em 2019 representa 15% da produção nacional de café arábica.

CORONAVÍRUS

Também nesta quarta-feira, Cooxupé anunciou o cancelamento da Assembleia Geral Ordinária (AGO), que aconteceria em 27 de março, sem nova data para realização.

“Essa medida aprovada pelo Conselho de Administração da cooperativa visa evitar aglomerações e conter a disseminação do novo coronavírus (Covid - 19), atendendo a decretos tanto da Prefeitura Municipal de Guaxupé quanto do Governo do Estado de Minas Gerais”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário