Cooabriel divulga orientações de gestão financeira aos sócios durante a pandemia de Coronavírus

Publicado em 09/04/2020 11:45

A pandemia de Coronavírus trouxe uma nova rotina à toda a sociedade. Para orientar os sócios da Cooabriel neste momento de incertezas, a cooperativa divulga uma série de direcionamentos fundamentais para o período, que estão contidos na cartilha sobre educação financeira.

O objetivo é programar um treinamento presencial assim que a situação causada pelo Coronavírus seja normalizada. “A saúde dos negócios é um assunto que não deve ser tratado apenas durante a crise, é um tema que precisa ser abordado na nossa rotina. Porém, a crise nos convida a tratá-lo com mais profundidade e tempestividade”, afirmou o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello.

A cartilha sobre educação financeira trata da importância de conhecer os custos essenciais do dia a dia. Orienta que isso pode ser feito em um exercício simples, seja em um pedaço de papel, em uma planilha de computador ou em um aplicativo de controle financeiro. A forma é o menos importante, o maior desafio é fazer um levantamento de todos os compromissos.  Após relacionar todas as despesas e as receitas (salários, valor da produção comercializada e alguma outra renda alternativa) é importante verificar se está em nível compatível com sua realidade.

Outro ponto importante do documento é sobre a Reserva de emergência, especialmente para momentos em que haja uma perda de receita ou qualquer outra situação que saia da normalidade. Para quem ainda não tem é importante reservar uma parte da renda para ir construindo e no futuro ter tranquilidade em momentos de crise.

No atual cenário é importante aproveitar o momento para renegociar contas recorrentes (aquelas que pagamos todos os meses), por exemplo, fatura do celular, televisão por assinatura, aluguel, entre outras.

Para aquelas pessoas que se encontram em momento de aperto financeiro, a recomendação é prudência. Caso tenha empréstimos em aberto, negocie. O momento oferece condições diferenciadas para alguns casos. Mesmo que esteja aberta alguma parcela, procure a instituição que lhe forneceu o crédito.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cooabriel

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário