Cooperativa constrói usina elétrica e distribuição será feita sem custos para produtores de café

Publicado em 04/05/2020 13:41 e atualizado em 04/05/2020 14:23 1604 exibições

LOGO nalogo

Visando atender os pilares da economia de caixa e economia sustentável, a cooperativa Coopervitae, voltada à agricultura familiar em Nova Resende/MG, está construindo uma usina de energia fotovoltaica, com o objetivo de distribuir energia de maneira gratuita aos cooperados. 

O presidente Alessandro Marcos de Miranda explica que a construção será feita com os prêmios obtidos pelo sistema de vendas da cooperativa, com o sistema Fair Trade (comércio justo). “Compradores e clientes pagam um valor justo pelo café ,o comprador não pode pagar menos que 120 centavos  de  dólar por libra peso e além disso para cada saca de café vendida recebemos também um bônus que se chama prêmio Fair trade no valor de 20 centavos de dólar por libra peso”, explica. Segundo o presidente, o prêmio deve ser repassado às famílias produtoras, mas não em reais. “É preciso desenvolver projetos que irão impactar economicamente na vida das famílias”, comenta. 

Segundo Fernando Oliveira Madeira, tesoureiro da cooperativa, as placas já foram compradas e a instalação deve acontecer na próxima semana. “A cooperativa adquiriu duas pequenas propriedades para a construção da usina e a distribuição será 100% gratuita aos pequenos produtores”, afirma. Além da redução de custos na produção do café, Fernando destaca que a ação é equivalente ao plantio de 23 mil árvores e pode resultar em uma economia de bilhões de litros de água. 

De acordo com a Coopervitae, o valor total da usina será em torno de 750 mil reais e irá beneficar mais de 120 famílias de pequenos produtores, gerando em torno de 24000 kilowats por mês. "Um dos objetivos é que o produtor tenha essa economia no caixa e possa usar o dinheiro para fazer um passeio em família ou até mesmo que investa mais na sua produção de café", destaca Fernando.

O valor dos prêmios, segundo Alessandro, também deve ser gasto com projetos de melhoria da qualidade de café. "Onde a gente tem promovido concurso municipal de qualidade de café. Além disso, também pagamos um provador de café e um técnico agrícola", destaca. 

Materiais já começaram a chegar para instalação de usina

Usina Fotovoltaica - Café - Nova Resende

Usina Fotovoltaica - Café - Nova Resende

Usina Fotovoltaica - Café - Nova Resende

Tags:
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário