Guatemala deixa a Organização Internacional do Café

Publicado em 09/07/2020 11:19

LOGO REUTERS

A Guatemala decidiu deixar a Organização Internacional do Café (OIC) a partir da próxima safra. Comunicado foi feito pelo governo do país na semana passada, por conta dos preços baixos que tornaram os lucros escassos para os pequenos agricultores.

"A OIC não ajudou a lidar adequadamente com a crise internacional de preços enfrentada pelos países produtores", afirmou o governo guatemalteco.

Em resposta aos relatórios divulgados sobre a decisão do país da América Central de deixar o grupo, a OIC apontou que não era um órgão regulador do mercado e convidou a Guatemala a permanecer na organização e trabalhar ao lado dos outros membros.

A OIC é um grupo de comércio de café com sede em Londres que compila dados de seus 49 países membros e hospeda fóruns do setor. A Guatemala afirma que os preços atuais não se alinham ao valor do café.

"Em muitos casos, eles não cobrem os custos de produção, gerando perdas que afetaram severamente as condições de vida das famílias de produtores", afirmou o comunicado do governo.

As exportações de café da Guatemala na safra anterior, que ocorre de outubro a setembro, arrecadaram US$ 663,62 milhões. Na atual safra, até meados de junho, as exportações geraram US$ 467,02 milhões.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário