Conab: Brasil possui 13,1 milhões de sacas de café no setor privado

Publicado em 05/08/2020 12:04 e atualizado em 05/08/2020 14:51

O Brasil possui o volume total de 13,1 milhões sacas de café de 60 kg que pertencem ao setor privado, mantidos em diversos armazéns no país. Esta quantidade é 1,5% superior à contabilizada no levantamento do final da safra 2017/2018, cujo estoque informado foi de 12,9 milhões de sacas. Os números fazem parte do Levantamento de Estoques Privados de Café (Vol.17), publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), nesta quarta-feira (5).

Ainda de acordo com o estudo, o café do tipo arábica, predominante no estoque privado nacional, corresponde a 87% do total do grão armazenado, chegando a 11,4 milhões de sacas. Esse volume representa 34% da produção total do arábica em 2018/2019 e 23% da produção nacional registrada no mesmo ano. Os 13% restantes informados referem-se ao armazenamento do conilon, que representam algo em torno de 1,7 milhão de sacas do estoque privado levantado.

O estudo foi realizado entre março e maio deste ano, com a finalidade de apurar a quantidade dos estoque de café em poder da iniciativa privada. Esta iniciativa permite conhecer o volume disponível no final da safra 2018/2019, ou seja, saber qual era o estoque de passagem no dia 31 de março, data que marcou a entrada da nova safra 2019/2020.

Os números mostram ainda que nos principais estados produtores de café arábica, destaca-se MG, com índice de participação de 80%, seguido por PR, com 77%, e SP (46%). Nos estados produtores de café conilon, RO (57%) ficou com a melhor participação, já BA (39%) e ES (25%) foram os estados com os menores índices de participação.

A validação das informações se fez de acordo com a metodologia preconizada, com a análise preliminar dos formulários, verificação da capacidade estática dos estabelecimentos registrados no cadastro da Conab e ratificação por meio de contatos telefônicos.

Conab - Café

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Conab

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • SAULO ANTONIO MELO SIQUEIRA Cássia - MG

    Boa noite, Fazer pesquisa por contato telefônico, CONAB? Café não é eleitor de ninguém. Aí está a estabilidade do preço verificada hoje. Ainda realizada entre março e maio? No mínimo soa muito estranho...

    0