Maior cooperativa de café conilon do Brasil registra queda de 15% nas entregas

Publicado em 21/08/2020 14:40

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - A Cooabriel, maior cooperativa de café conilon do Brasil, com atuação no Espírito Santo e Bahia, registrou uma queda de 15% nas entregas do produto em 2020 na comparação com 2019, informou a instituição nesta sexta-feira.

Com a colheita finalizada nas áreas da Cooabriel, com sede em São Gabriel da Palha (ES), a cooperativa havia recebido até esta sexta-feira 1,444 milhão de sacas de 60 kg em seus armazéns nos dois Estados.

Segundo a cooperativa, a queda no recebimento ocorre na esteira de uma quebra de safra que já era esperada.

A cooperativa reiterou previsão de que a quebra de produção no Espírito Santo, maior produtor de café conilon (robusta), gira em torno de 30% em relação à safra 2019.

Segundo o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, houve no ano passado um período de ventanias fortes, que coincidiram com a época da florada. Além disso, disse ele, muitos cafeicultores não investiram em tratos culturais em razão do baixo preço do café naquele momento.

O coordenador técnico da Cooabriel, Perseu Fernando Perdoná, ainda citou em nota divulgada pela cooperativa que houve menor produção devido ao volume de chuvas que ficou abaixo do esperado para o período.

"A última safra com grande produção, a lavoura com menos adubo e a questão do clima foram fatores que levaram as plantas a chegar ao pós-colheita com menor tamanho de copa e vigor, consequentemente comprometendo a produção para este ano...", comentou.

Por outro lado, a Cooabriel reportou melhora na qualidade dos cafés recebidos.

"Com a pandemia no meio da safra, o produtor foi priorizando a colheita mais seletiva dos grãos, com isto ele colheu grande percentual de café maduro, que resultou em cafés de melhor qualidade, superiores aos cafés do ano passado", disse o gerente corporativo de mercado da Cooabriel, Edimilson Calegari.

"Neste ano, os padrões foram melhores em relação à qualidade dos cafés recebidos e chegamos a 80% do café tipo 7 para melhor", completou o coordenador de armazém (sede) da Cooabriel, José Carlos Azevedo.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário