Cafeicultora grava vídeo em inglês contando sua história e viraliza na internet

Publicado em 24/08/2020 11:21

Janaína Aparecida Quitéria Magalhães, produtora de cafés especiais de Lambari, no Sul de Minas, gravou um vídeo em inglês que chamou a atenção de milhares de pessoas na internet. Há um ano ela começou a estudar a língua com o objetivo de ter uma comunicação mais direta com compradores de cafés de outros países e realizar melhores negócios: “o inglês para mim encurta caminhos e traz novas oportunidades. Estou dando um pequeno passo, ainda há muito para aprender nessa longa caminhada, mas vou chegar onde quero e aprender o suficiente para poder ensinar”.

 

O primeiro contato com o café foi na infância. Aos 20 anos Janaína casou-se com o produtor rural Edson Ribeiro Magalhães, com quem tem três filhos: Igor Matheus de 14 anos, Raíssa Emanuely de 12 anos e Arthur Lucas de 2 anos e 8 meses. Há 20 anos Janaína e o marido são parceiros na produção de cafés no Sítio Nossa Senhora Aparecida, que fica no bairro Paiolinho. São seis hectares de plantação e a família colhe, em média, de 250 a 300 sacas de café por ano. “Tudo o que conquistamos é graças a produção de cafés e é fruto de muito esforço e dedicação. No início do nosso casamento nós trabalhávamos na colheita o dia inteiro. O serviço começava cedo e ia até o escurecer”.

Parcerias e capacitações

Para obter um café que atenda os pilares da sustentabilidade é preciso conhecimento. Determinada a aprender e a aprimorar técnicas de produção, Janaína procurou o Sindicato Rural de Lambari e se inscreveu em alguns cursos do SENAR (Terrereiro, Classificação e Degustação e Torra). “Os cursos foram essenciais para que eu tivesse um novo olhar e novos conhecimentos sobre o café, suas características e os cuidados necessários para se obter uma produção com maior qualidade. O SENAR tem feito um trabalho essencial, disponibilizando cursos que capacitam e desenvolvem os produtores rurais e seus produtos”. A busca pelo reconhecimento é constante. Ela é uma das produtoras participantes do 1º Concurso Café com Toque de Mulher 2020, da Amecafé Mantiqueira IWCA. 

Há cerca de dois anos e meio Janaína entrou para o grupo de produtoras da Associação de Mulheres Empreendedoras de Café da Serra da Mantiqueira – Amecafé Mantiqueira IWCA. Foi lá que despertou o interesse pelo mercado de cafés especiais. Neste ano de 2020 resolveu investir na produção, mesmo com pouco recurso. Janaína utiliza do que tem para obter um café de qualidade e de boa bebida. Ela também faz parte da Associação Paiolinho, do bairro onde mora, e da Associação dos Cafeicultores do Vale do Rio Verde – Ascarive, com sede na cidade de Carmo de Minas. 

Sucessão na cafeicultura

O casal trabalha com cafeicultura familiar e busca fazer uma boa gestão do negócio rural, preservando o meio ambiente, trabalhando com segurança e garantindo a rastreabilidade do café produzido, que tem os certificados Fair Trade e Rainforest Aliance. Janaína segue os passos dos pais, pequenos cafeicultores, e tem orgulho disso.

“Meu pai sempre foi um homem honrado e trabalhador, mas para mim, como mulher, minha mãe sempre foi e continua sendo um modelo de guerreira e batalhadora que, dentro de suas possibilidades, corre atrás de seus objetivos e sonhos. Foi uma mulher que sempre trabalhou na roça e trabalha até hoje, sempre fiz questão de seguir seu exemplo e seguir seus ensinamentos de honestidade, determinação e trabalho”. Para Janaína, Deus, força, saúde, coragem e família são os pilares para se ter sucesso em qualquer negócio. "Lute por seus sonhos, acredite, corra atrás, até que eles se tornem realidade."

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Senar MG

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário