ICAFE e IICA lançam ações para enfrentar a pandemia de COVID-19 no setor cafeeiro da Costa Rica

Publicado em 01/09/2020 13:59

O setor cafeeiro da Costa Rica apresentou em 28 de agosto ferramentas e ações de caráter sanitário para enfrentar de forma responsável a pandemia de COVID-19 durante a safra 2020-2021, estimada em dois milhões de quintais.

O “Protocolo para a implementação de diretrizes e orientações sanitárias para COVID-19 no setor cafeeiro” foi apresentado, acompanhado de uma “Caixa de ferramentas” contendo 26 infográficos com as orientações a seguir. Esses elementos visuais serão colocados nas propriedades rurais, beneficiadoras e empresas de café para instruir de maneira adequada todas as pessoas que fazem parte desta importante atividade econômica.

O objetivo dessas ações é transformar as propriedades cafeeiras em espaços seguros de trabalho. Sua implementação bem-sucedida requer uma preparação ampla, extensiva a produtores, colhedores, extensionistas e demais agentes da cadeia de valor.

Os materiais foram desenvolvidos pelo Instituto do Café da Costa Rica (ICAFE) em conjunto com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). Contam com o aval dos Ministérios da Agricultura e Pecuária e da Saúde, em atendimento à diretriz 082-MP-S.

“O Ministério aplaude o trabalho que vem realizando o ICAFE para a construção desses protocolos com o apoio do IICA, que permitirão a continuidade da atividade de forma segura para produtores e trabalhadores do setor”, declarou o Ministro da Agricultura e Pecuária da Costa Rica, Renato Alvarado Rivera.

“Esta iniciativa faz parte dos esforços do setor cafeeiro da Costa Rica para se adaptar às novas condições sanitárias geradas pela pandemia. Ademais, quero expressar um agradecimento aos técnicos do ICAFE e ao Ministério do Trabalho e Previdência Social, bem como às organizações do setor privado que contribuíram com seus conhecimentos e experiências no desenvolvimento deste protocolo. Igualmente, faço um reconhecimento especial às especialistas do IICA pelo apoio técnico no processo de construção do protocolo, com a maior dedicação e compromisso”, indicou Xinia Cháves Quirós, Diretora Executiva do Instituto do Café da Costa Rica.

“O IICA ratifica seu compromisso com o setor agropecuário, reconhece que a liderança do ICAFE e do MAG é fundamental para manter a continuidade da atividade cafeeira nas atuais circunstâncias, priorizando a segurança dos trabalhadores rurais. O setor cafeeiro é estratégico para a economia e o desenvolvimento rural, bem como uma parte importante da história e da cultura costarriquense. Temos certeza de que esta informação será amplamente difundida em todas as áreas de cafeicultura das Américas”, comentou Miguel Arvelo, Representante do IICA na Costa Rica.

A atenção à pandemia de COVID-19 no setor complementa as ações dispostas pelo Governo da Costa Rica para salvaguardar a saúde pública e reduzir os impactos econômicos da doença no país.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Ascom

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário