Procafé: Variedade de café com resistência mostra mais vantagens

Publicado em 24/09/2020 11:52

A variedade nova, a Acauã, plantada ao lado da Mundo-Novo, apresenta cafeeiros enfolhados, sentindo menos o stress, que resulta da safra colhida, do ataque da ferrugem e da estiagem prolongada. A Acauã tem uma carga genética que confere, praticamente, imunidade à ferrugem e boa tolerância à seca. Essa tolerância, aqui observada, vem sendo verificada em condições de campo, em diversas regiões e, em pesquisa recente, essa característica, de tolerância à estiagem, foi comprovada através de medições do potencial hídrico da ante-manhã.

Enquanto cafeeiros da variedade Catuai, o padrão, apresentaram potencial hídrico de -1,03 MPa o Acauã novo apresentou -0,45 MPa, mostrando-se ainda turgido, retendo 55% a mais de água que o padrão Catuaí Vermelho IAC 144. O Acauã foi, assim, incluído na categoria muito tolerante ao stress hídrico, considerados aqueles cafeeiros de variedades que apresentaram mais de 40% de economia de água  em relação ao padrão. Essa medição foi efetuada, em final de agosto de 2020,  depois de mais de 3 meses sem chuva.  

Por outro lado, os cafeeiros da variedade Mundo Novo, pelo seu porte alto e ramagem aberta, fica bem expostos, à insolação e ao calor, e vem se mostrando pouco tolerantes a stress hídrico. Além disso, sua alta susceptibilidade à ferrugem representa um fator adicional para a desfolha, isto apesar do controle químico normal dessa doença.

Alguns cafeicultores e, mesmo, técnicos, baseados em suas tradições, têm dificuldades em adotar inovação no plantio de variedades desenvolvidas mais recentemente. É fato que as variedades mais cultivadas, a Mundo Novo e Catuai, apresentam boas características produtivas e bom vigor. Porém, as pesquisas realizadas e os exemplos de plantios comerciais, como o mostrado na foto, dão  garantia para a utilização das novas variedades, as quais são liberadas e registradas, após testagem, em diversas regiões, com aferição da sua produtividade, por longo período de safras, sempre em comparação com os padrões ensaiados, justamente o Mundo Novo e o Catuai.

Vale ressaltar que, no trabalho de pesquisa de avaliação de cafeeiros de diferentes variedades, em relação ao stress hídrico, foi verificado que existem variedades mais susceptíveis à seca que o próprio Catuaí, estas não devendo ser plantadas em sequeiro, em regiões que possam ter déficits severos.

Procafé - VARIEDADE DE CAFÉ COM RESISTÊNCIAS MOSTRA VANTAGENS

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Procafé

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário