Cultivares de café desenvolvidas pelo IAC estão presentes em grande parte das lavouras do Brasil e do mundo

Publicado em 25/09/2020 09:03 74 exibições

Criado em 1887 com o objetivo de assistir tecnicamente o desenvolvimento da cafeicultura nacional, o Instituto Agronômico – IAC conta com o Programa Café, atualmente coordenado pelo Centro de Café "Alcides Carvalho" e apoiado por outros Centros de Pesquisa do próprio IAC e de outros institutos de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios - APTA. Pioneiro na pesquisa de café no Brasil, referido Programa teve início em 1932 e foi responsável pelo desenvolvimento de 67 cultivares de café da espécie arábica, as quais ocupam grande parte de lavouras do Brasil e do mundo, há várias décadas.

O referido Programa Café do IAC possui 11 linhas distintas de pesquisas, mas que se complementam, e trabalham no desenvolvimento contínuo de novas cultivares que contenham características especiais e também novos atributos positivos, tais como: boa produtividade, adaptabilidade a diferentes regiões produtoras, resistência a pragas e doenças, além de tolerantes a seca, baixo teor de cafeína e, obviamente, que produzam bebidas de excelente qualidade. Entre elas, destacam-se as últimas quatro cultivares elites lançadas pelo IAC, a saber: IAC 125 RN, IAC Ouro Verde, IAC Catuaí SH3 e IAC Obatã 4739.

O Instituto Agronômico – IAC é uma das dez instituições fundadoras do Consórcio Pesquisa Café, o qual foi criado em 1997 por iniciativa do (ex) Ministério da Indústria e do Comércio Exterior – MDIC e Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA visando conjugar conhecimentos, recursos materiais, financeiros e equipes de instituições de pesquisa, ensino e extensão rural localizadas nas principais regiões produtoras do País, sob a coordenação da Embrapa Café.

Leia esta ANÁLISE/divulgação na íntegra na página da Embrapa Café,  do Observatório do Café e do Consórcio Pesquisa Café. 

Conheça também o Portfólio de tecnologias do Consórcio pelo link https://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/publicacoes/637 e também acesse todas ANÁLISES e notícias da cafeicultura.

Tags:
Fonte:
Embrapa Café

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário