"Setembro foi de grande aversão ao risco para todos os mercados, mas o café sentiu mais os impactos", analisa Safras & Mercado

Publicado em 02/10/2020 11:43 e atualizado em 02/10/2020 19:57

LOGO nalogo

O mês de setembro foi marcado por baixas significativas no setor agrícola. Segundo análise feita por Gil Barabach, da analista de café da Safras & Mercado, todas as commodities agrícolas, com exceção da soja, registram quedas durante o mês, mas o mercado futuro do café, em especial, sentiu impactos mais severos na formação de preços na Bolsa.

Em evento online realizado pela Safras & Mercado, no dia 1º de Outubro, o analista explicou que o mês foi de grande aversão ao risco para o setor com medo de uma segunda onda da pandemia do Coronavírus nos próximos meses. "Esse mês de setembro foi muito ruim para o café. A aversão ao risco ainda dita o ritmo dos mercados, traz muita volatilidade e o café não fica de fora dessa realidade", comentou o analista.

Gil destacou ainda que o mercado começa a ver uma recuperação mais lenta do que era esperado pelo setor econômico. "Tem o otimismo com a vacina, mas ainda há risco de uma segunda onda do vírus e com isso a economia ainda precisa de muito estimulo para andar", afirma.

A grande volatilidade do dólar também foi outro fator determinante para as baixas durante o último mês. "O dólar vem oscilando muito desde o começo de 2020 e enquanto não tivermos uma vacina estamos sujeitos a volatilidade. O produto deve trabalhar junto à curva do dólar para não perder boas oportunidades", afirma.  

Veja o desempenho das commodities agrícolas durante o mês de Setembro, segundo o analista:

Safras & Mercado - Análise mercado de café - 0210

Fonte: Safras & Mercado

O mês de setembro apresentou muita volatilidade para os preços do café. No começo do mês, os números da ICE mostraram os estoques certificados mais baixos dos últimos 20 anos, refletindo diretamente na formação dos preços. "Esse volume de estoque é utilizado como garantia de oferta, quando cai muito reflete no preço", comenta.

O mercado espera que os estoques sejam reabastecidos com a entrada da nova safra da América Central e da Colômbia, movimento que deve voltar a movimentar o mercado e pressionar os preços na Bolsa. Segundo o analista, as condições de produção nos maiores concorrentes do Brasil seguem sendo positivas, apesar das incertezas de como será o trabalho de colheita por conta da pandemia. 

Safras & Mercado - Análise mercado de café - 0210
Fonte: Safras & Mercado

Gil destaca que daqui pra frente o mercado já teve a formação de preços baseada nas condições do clima no Brasil. O corredor cafeeiro em Minas Gerais e na Alta Mogiana/SP vem enfrentando uma grande estiagem e o produtor espera pela chuva para minimizar os impactos do déficit hídrico. 

O analista destaca que apesar da safra 2020 ser de ciclo alto, a leitura do mercado agora já se volta para a próxima produção, que naturalmente deverá ser de ciclo baixo nas principais regiões produtoras do Brasil. Nos últimos dias, novas previsões de chuvas em Minas Gerais ajudaram a pressionar os preços em Nova York.

"O mês de Outubro será determinante para as condições da próxima produção", comentou. As tendências para o próximo trimestre apresenta por Gil, mostram chuvas irregulares para a maior parte de Minas Gerais durante o mês, com algumas regiões podem registrar até 60 mm de chuvas abaixo da média, enquanto algumas áreas podem ter chuvas acima do esperado. 

As previsões com base nos dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mostram um cenário mais confortável a partir de novembro, com previsão de chuvas acima da média em todo o estado. Já para a dezembro, os modelos indicam uma redução nas chuvas, voltando a mostrar volumes abaixo da média em algumas áreas de Minas Gerais.

Confira a tendência de precipitação para o próximo trimestre: 

Safras e Mercados - Mercado do café 0210
Fonte: Safras & Mercados 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário