Preços de café conilon fecharam o mês de outubro em alta

Publicado em 05/11/2020 15:39

De maio até outubro deste ano, as médias de todas as cotações estão superiores àquelas verificadas nos mesmos meses do ano passado, favorecidas, em alguns momentos, pela combinação de níveis de bolsa mais estáveis e taxa de dólar mais alta contra o real. Isso é positivo pois remunera melhor o produtor rural. Ao longo do mês, os preços do conilon mantiveram-se superiores aos preços do arábica “rio” devido à forte demanda pela indústria nacional de café solúvel, de torrado e moído e, principalmente, para a exportação, totalizando volume por demais superior à demanda pelo arábica “rio”.

Com a baixa competitividade do Vietnã, o conilon foi ainda mais favorecido. Comparativamente, a média do conilon teve queda de 1,3 pontos percentuais em relação a média de setembro, ao passo que as médias dos arábicas “duro e “rio”, apresentaram quedas de 6,2 e 3,8 pontos percentuais respectivamente. Entretanto, em relação a outubro de 2019, os preços médios das três variedades de café apresentaram boa recuperação: conilon +34%, arábica “duro” +16% e arábica “rio” +21%. 

O presidente do CCCV, Márcio Candido Ferreira, explica que essa realidade se dá em virtude da relação Bolsa de Londres X Taxa de Dólar serem mais favoráveis (ao conilon), do que a relação Bolsa de Nova Iorque (NY) X Dólar. Os diferenciais praticados para o arábica se alargaram (maior desconto contra a Bolsa de NY, enquanto no conilon, os diferenciais contra a Bolsa de Londres se estreitaram (menor desconto) pela falta de competitividade do Vietnã, conclui Márcio.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Centro do C. de Café de Vitória

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário