Rabobank vê queda de 10% na próxima safra de café do Brasil

A próxima safra brasileira de café (2021/22), a ser colhida no ano que vem, deverá atingir 60,7 milhões de sacas de 60 kg, queda de 10% ante as 67,5 milhões de sacas do ciclo anterior, apontou nesta quarta-feira o Rabobank em relatório.
A produção será menor devido à bienalidade negativa da variedade de café arábica e também por problemas climáticos, apontou o banco.
A safra de café arábica foi estimada em 40,5 milhões de sacas, queda de 17,3% ante 2020/21.
"O ciclo seria naturalmente menor devido a bienalidade produtiva, porém, existe uma preocupação adicional uma vez que as chuvas retornaram apenas em novembro nas áreas de café arábica. Será importante a manutenção das precipitações", avaliou o Rabobank.
Para o conilon brasileiro, "a situação segue favorável, com as lavouras apresentando ótimo desenvolvimento". A safra dessa variedade foi projetada em 20,2 milhões de sacas, ante 18,5 milhões no ano anterior.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Disparada do dólar consolida quedas nos futuros do café arábica no fechamento desta 6ª feira (05)
Cafeicultor de MG vira a primeira lenda brasileira do café especial do mundo
Após ganhos, mercado cafeeiro trabalhava com ajustes técnicos e realizando lucros na manhã desta 6ª feira (05)
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores