Honduras ganha o 5° Prêmio Ernesto Illy Internacional

Publicado em 03/12/2020 11:54

Hoje, a illycaffè anunciou o vencedor do Prêmio Ernesto Illy Internacional 2020, que todos os anos a empresa concede ao seu melhor produtor de café sustentável. O grande ganhador foi a Cooperativa Cocabel em Honduras, que ganhou nas duas categorias: “Best of the Best” e “Coffee Lover’s Choice”, depois de uma série de degustações às cegas por dois júris independentes, um reunindo especialistas e outro consumidores.

O Brasil concorreu com os três vencedores do 29º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso: Fazenda Sequoia Minas, Haroldo Barcelos Veloso e Raimundo Dimas Santana Filho. Durante a cerimônia, foi revelado que o campeão do 29º Prêmio foi a Fazenda Sequoia Minas, da Chapada de Minas, em Minas Gerais.

A Cocabel é uma cooperativa com cerca de 100 associados, localizada na cidade de Belen, no departamento de Lempira, sudoeste de Honduras. Os filiados entregam cerejas de café à cooperativa, que então os despolpa, lava e os seca no sol do pátio (terreiro). A Cocabel trabalha próxima à BICAFE, uma companhia que administra um armazém e um moinho de secagem de café perto de Santa Rosa de Copan e seleciona lotes de café de alta-qualidade.

Todos os anos, o laboratório de qualidade da illycaffè seleciona os melhores lotes de café quanto a parâmetros de qualidade e sustentabilidade. Os países que mais se destacaram durante a safra 2019/2020 foram Brasil, Colômbia, Costa Rica, Etiópia, Guatemala, Honduras, Índia, Nicarágua e Ruanda. Os três melhores produtores de cada país se credenciaram a participar do Prêmio Ernesto Illy Internacional 2020, onde cada vencedor nacional se torna um dos 9 finalistas na competição internacional.

Um painel independente de especialistas internacionais, chefs e críticos gastronômicos conduziram uma degustação às cegas dos 9 finalistas, provando várias preparações – espresso, moka, drip e filtrado – e escolheram um vencedor a partir da riqueza e complexidade do buquê, a elegância e o balanço dos sabores e a intensidade do aroma.

“Desta vez o painel de especialistas e consumidores concordou em termos de preferência entre os cafés provados. Esse é um reconhecimento bem merecido ao extraordinário trabalho conduzido dia a dia com grande dedicação por homens e mulheres da cooperativa Cocabel. Ela conseguiu reunir pequenos produtores de café unidos pela consciência de que a qualidade sustentável começa com a planta. Com o Prêmio Ernesto Illy Internacional nós pretendemos enfatizar a importância do cuidado que os produtores colocam em suas plantações, sejam grandes ou pequenas, porque esse é o ponto de partida para um ciclo virtuoso que termina com uma xícara de café sendo saboreada pelo seu consumidor final”, diz o presidente da illycaffè, Andrea Illy.

O Prêmio Ernesto Illy Internacional, agora em sua quinta edição e batizado com o nome do filho do fundador da illycaffè, é uma forma de celebrar e recompensar os melhores produtores da illy pela atenção à qualidade sustentável que eles trazem ao trabalho diário, bem como renovar o compromisso da companhia com a melhora das vidas dos produtores e com a realização do sonho de oferecer o melhor café para o mundo. O evento, que aconteceu remotamente neste ano, foi apresentado por Arizona Muse, uma modelo do mundo da moda famosa por seu compromisso ambiental e, mais genericamente, por seu ativismo no campo da sustentabilidade.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Ascom

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário