CNA debate alternativas para seca e tendências de consumo na cafeicultura

Publicado em 07/12/2020 10:40

O presidente da Comissão Nacional de Café da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Breno Mesquita, participou de dois eventos online, na sexta (4), para debater o atual impacto da seca nas lavouras de café e a visão de diferentes segmentos da cadeia produtiva do café sobre as tendências de consumo, desafios da sustentabilidade e a promoção da imagem do café brasileiro no cenário internacional.

Pela manhã, o encontro virtual foi organizado pela Frente Parlamentar do Café, coordenada pelo deputado Emidinho Madeira (PSB-MG), e contou com a participação da secretária de Agricultura de Minas Gerais, Ana Maria Valentin, representantes de cooperativas de Minas Gerais e São Paulo, parlamentares, pesquisadores e lideranças da cafeicultura.

Para Mesquita, o cenário atual de seca é irreversível e terá como consequências a quebra de produção para a safra cafeeira 2021. “Para minimizar os impactos é importante trabalharmos para ampliar o crédito e os recursos de linhas específicas para essas situações, como as do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), pois o nosso foco é atender o maior número de cafeicultores e evitar a descapitalização e endividamento do setor”, ressaltou.

No período da tarde, o debate virtual foi promovido pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) e contou com especialista de diferentes áreas para debater sobre a pesquisa e tecnologia, sustentabilidade da cadeia, transparência de mercado, rastreabilidade e promoção da imagem dos cafés brasileiros por meio da união da cadeia produtiva.

Mesquita destacou os programas do Sistema CNA e Federações para a capacitação do produtor rural e a Assistência Técnica e Gerencial como caminhos para fortalecer a cafeicultura no Brasil. Segundo ele, capacitação e conhecimento são fundamentais para torna o cafeicultor brasileiro ainda mais competitivo.

“O Sistema CNA/Senar leva informação e treinamento para que o nosso produtor se torne cada dia mais competitivo. O Senar oferece cursos e a assistência técnica promove a inserção tecnológica permitindo ao produtor trabalhar mais com menos, ter lucratividade, rentabilidade e melhor qualidade de seus cafés”, disse.

Ele também destacou a importância da inovação para ampliar a eficiência da cadeia produtiva, que pode ser alcançada com acesso à pesquisa, ações de promoção, parcerias com startups, além da sucessão familiar, com a permanência dos jovens no negócio da família.

“Não basta sermos os maiores produtores, também precisamos ser extremamente competitivos, tornar o produtor referência mundial. Esse é o nosso desafio, tanto do setor produtivo quanto de toda a cadeia, promover a competitividade e sustentabilidade da cafeicultura, independente do tamanho do produtor.”

Breno Mesquita citou ainda a Semana Internacional do Café (SIC) em Minas Gerais como um dos eventos mais importantes do setor para gerar informações e network para toda a cadeia. Segundo ele, na edição deste ano, mais de 58 países participaram do evento, que foi realizado de forma virtual devido à pandemia.

Na live do Cecafé, também participaram do debate o presidente do Cecafé, Nelson Carvalhaes, o presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro, o Diretor de Relações Institucionais Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (ABICS), Aguinaldo José de Lima, o diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), Celírio Inácio da Silva, o pesquisador da Embrapa Rondônia, Enrique Alves, e o representante especial do Brasil junto aos Organismos Internacionais em Londres (Rebraslon), embaixador Marco Farani.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário