Bloomberg: A Intimex, maior remetente de café do Vietnã, planeja oferecer 49% de participação

Publicado em 21/01/2021 11:15

O Intimex Group , maior exportador de grãos de café do Vietnã, planeja oferecer até 49% de participação a investidores estrangeiros neste ano, enquanto a empresa pretende expandir sua fábrica de café instantâneo, disse o presidente Do Ha Nam.

A ex-estatal, que agora pertence a investidores nacionais, emitirá novas ações para a venda da participação, de acordo com Nam, que também é presidente-executivo. As negociações com investidores estrangeiros devem começar após a fábrica de café instantâneo na província de Binh Duong, que faz fronteira com a cidade de Ho Chi Minh, atingir sua capacidade projetada atual de 4.000 toneladas por ano neste trimestre, disse ele.

A Intimex planeja listar ações em uma das bolsas de valores do Vietnã, disse Nam, que se recusou a fornecer mais detalhes, incluindo o valor antecipado da venda da participação. A empresa pretende ultrapassar a Nestlé SA como maior fornecedora de café instantâneo do Vietnã, com um plano de aumentar a capacidade anual de sua planta de Binh Duong para 20.000 toneladas até 2025.

“Vários investidores estrangeiros estão interessados ​​em nossa participação”, disse Nam em uma entrevista na cidade de Ho Chi Minh. “Nenhuma outra empresa no mundo exporta tantos grãos de café quanto nós.”

A Intimex exportou 400.000 toneladas de grãos de robusta no ano passado para empresas como Nestlé , Neumann Kaffee Gruppe e Jacobs Douwe Egberts BV . Embora seja uma queda de 20% em relação ao ano anterior devido à pandemia global, ainda é mais do que 300.000 toneladas de grãos verdes embarcados pela Cooxupe, o maior produtor e exportador de café arábica do Brasil.

Exportar Outlook

O Vietnã é o maior produtor mundial de grãos robusta, usados ​​principalmente para café instantâneo. O país exportou 1,57 milhão de toneladas de café no ano passado, segundo a alfândega. Os embarques do país para 2021 estão estimados em “não mais que 1,5 milhão de toneladas” devido à produção mais baixa, disse Nam, que também é vice-presidente da Associação Café-Cacau do Vietnã.

A Intimex possui atualmente cerca de 35 milhões de ações com 47% detidas por investidores institucionais, de acordo com um relatório preparado para uma assembleia de acionistas em maio passado. A Do Thanh Motor Joint Stock Co. e a Vietnam Intimex Joint Stock Co., sediada em Hanói, possuem mais de 30% das ações da empresa, disse o presidente, cuja família tem uma participação de cerca de 20% na empresa. Ele se recusou a dizer quem possui as ações restantes.

A empresa, que também exporta arroz, caju e pimenta-do-reino, relatou embarques em 2019 de quase US $ 1 bilhão, disse o relatório. Nam vê a receita total da empresa em 2021 em 40 trilhões de dong (US $ 1,7 bilhão), semelhante ao ano passado.

A estatal Simexco Daklak, segundo maior exportador de café do Vietnã, disse em 2019 que planejava vender uma participação majoritária. A Vietnam National Coffee Corp. , maior produtora estatal de robusta do país, também anunciou que planeja uma venda de ações .

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Bloomberg

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário