Museu do Café, patrimônio amado pelos santistas, completará 23 anos em março com ampla programação

Publicado em 01/03/2021 14:29
Agenda oferecerá opções variadas, tanto em temática como em formato (presencial e online)

Em 1998, o Museu do Café, patrimônio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, era inaugurado em Santos. O equipamento chega aos seus 23 anos em 12 de março, após mais de duas décadas se consolidando como um dos maiores pontos turísticos da cidade e a principal referência na preservação da história e cultura do grão no Brasil. Para celebrar junto aos visitantes, o MC promoverá uma série de atividades, presenciais e online, além de oferecer visitação gratuita às áreas expositivas no dia da comemoração!

A live “Conhecendo os Calixtos” dará início ao período festivo, na própria data do aniversário. Às 10h, a educadora Gabriela Andrade entrará ao vivo no Instagram do Museu para oferecer um tour especial ao público em casa. Nesse passeio, o foco serão os trabalhos do artista Benedicto Calixto, que compõem o imponente Salão do Pregão, espaço onde eram realizadas as negociações envolvendo a cotação do grão. Para assistir, basta entrar no perfil pela manhã.

Ainda na lista de atrações, a ação “Dica do Barista” será realizada de forma itinerante. Na ocasião, os especialistas da casa levarão orientações sobre o preparo do café a vários pontos da região. Na sexta-feira (12), o MC estará presente no Orquidário de Santos; já no sábado (13), o local do encontro será na Pinacoteca Benedicto Calixto; por fim, no domingo (14), os profissionais vão ensinar muito sobre a bebida no Mercado do Peixe, na feira “Villarejo Art”.

Em todas as datas, a atividade terá início às 14h e o público poderá acompanhar gratuitamente (não é necessário inscrição prévia). A equipe da instituição seguirá todas as medidas de segurança durante a programação, como o uso de máscara e a disponibilização de álcool em gel.

TAMBÉM NESTE MÊS, HAVERÁ LIVE PARA O DIA DA MULHER

Buscando marcar o Dia Internacional da Mulher com um bate-papo estimulando a reflexão sobre questões de gênero, os museus do Café e da Imigração irão transmitir, no Youtube do MI, uma live dedicada à temática, que é um dos eixos centrais para as ações de 2021 em ambas instituições.

A conversa, idealizada para 8 de março, terá a participação da professora doutora Maria Izilda Santos de Matos e da pesquisadora Angélica Beghini, que atua no MI. A mediação será feita pelo historiador do MC, Bruno Bortoloto. Como pauta, os convidados abordarão o uso de fontes para o estudo migratório e do café, assim como a presença das mulheres nos acervos dos dois patrimônios.

Museu do Café

Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP

Telefone: (13) 3213-1750

Funcionamento: de quinta a domingo, das 11h às 17h (bilheteria até às 16h)

R$ 10,00 e meia entrada para pessoas com mais de 60 anos, aposentados, estudantes, crianças e jovens entre 08 e 16 anos, professores da rede particular de ensino e jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos

Grátis aos sábados

Acessibilidade no local

museudocafe.org.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Museu do Café

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário