Procafé: Qualidades do café Arara chegam ao mercado externo
O café da cultivar Arara, já bem conhecido aqui no Brasil por suas boas características, tais como alta produtividade e qualidade de bebida superior, já vem ganhando fama também em mercados consumidores no exterior.
A Revista Forum Café número 84, especializada no produto, editada na Espanha e distribuída na Europa, fez recentemente uma reportagem reverenciando o Arara, como uma variedade capaz de se destacar no atendimento à demanda de cafés especiais, sobretudo, para os mercados mais exigentes quando o assunto é qualidade de café.
Sob o título “Café Arara, el Geisha Brasileño” a revista mostra as vantagens desta nova variedade, nos aspectos da produção e, principalmente, na qualidade da bebida, comparando a com a variedade Geisha, oriunda da Etiópia e já reconhecida pela qualidade excepcional de seus cafés.
Para a Fundação Procafé e sua Equipe Técnica, que vem participando do desenvolvimento da cultivar Arara, é motivo de muito orgulho ver esse importante trabalho de pesquisa e difusão tecnológica, rendendo, literalmente, bons frutos. Afinal, esse é um de seus objetivos principais, criar melhores condições para a produção, pelos cafeicultores do Brasil. Neste sentido, é fundamental destacar o empenho e dedicação, por anos a fio, dos Técnicos do ex-IBC e agora da Fundação Procafé, os Engs. Agrs. José Braz Matiello e Saulo Almeida, sem se esquecer de Francisco Barbosa Lima, quem iniciou o processo de seleção, os quais, desde os anos de 1980 e, ainda hoje, participam da melhoria das variedades de café, como a Arara.
Qualidades dos cafeeiros Arara
Os cafeeiros da cultivar Arara possuem várias características desejáveis para seu cultivo. São muito produtivos e vigorosos, mantendo sua produtividade ao longo dos anos, apresentando, inclusive, boas respostas ao sistema de podas. Agregam, ainda, imunidade à ferrugem e boa tolerância à Phoma e à Pseudomonas. Além disso, apresentam frutos grandes e grãos de peneira graúda.
Os cafés produzidos pelos cafeeiros Arara apresentam bebida limpa e adocicada e, em diversos concursos de qualidade, vem se destacando constantemente e ganhando consideráveis premiações, obtendo pontuações altas, muitas vezes superiores a 90 pontos na escala SCA, algo extraordinário.
A boa qualidade do café Arara está ligada à sua origem genética, além da sua característica de maturação tardia dos frutos, pois o processo de desenvolvimento dos frutos fica alongado, assim tendo mais tempo para o acúmulo de substâncias ligadas à qualidade, resultando em cafés de melhor bebida, mais complexa e aromática.
Por todas essas boas características, a indicação para plantio da cultivar Arara é apropriada, pois combina várias qualidades positivas. A grande aceitação que a cultivar vem tendo por parte dos produtores, que dia a dia aumentam sua procura, com certeza é a prova de que todo o trabalho despendido no seu desenvolvimento valeu muito a pena.

0 comentário
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores
Baixos estoques pressionam os futuros do café, que trabalhavam com ganhos no início da tarde desta 5ª feira (04)
Conab: Com maior safra de conilon, produção de café é estimada em 56,5 milhões de sacas em 2025
Ministro Fávaro recebe setor cafeeiro para alinhar estratégias de promoção internacional e financiamento da atividade