Estiagem severa e temperaturas elevadas prejudicam safra de café na área atendida pela CAPAL

Publicado em 10/05/2021 10:15

A estiagem prolongada nos últimos meses, agravada pelas altas temperaturas e chuvas escassas, vem preocupando os cafeicultores nos quase 7 mil hectares de café atendidos pela Capal Cooperativa Agroindustrial.  

A safra de café 2020/2021 vinha apresentando desempenho satisfatório por conta dos bons índices pluviométricos alcançados desde o ano passado, mas a tendência foi interrompida entre os meses de fevereiro e março, quando foi registrada a última chuva significativa da região. 

De acordo com dados do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), o mês de abril apresentou o maior índice de seca dos últimos 23 anos (desde 1998) em diversas cidades do Paraná. Pela situação preocupante, o governo estadual decretou na última semana situação de emergência hídrica na Região Metropolitana de Curitiba e no Sudoeste do Estado. 

Já segundo o levantamento Monitor das Secas, o Estado de São Paulo registrou a pior condição de seca no Brasil em março, com 4% de seu território com seca excepcional, a categoria mais severa da escala.

Além da murcha de plantas, escaldadura e quebra na granação de frutos nas lavouras mais jovens de café, o estresse hídrico também prejudica os cafezais já formados, sobretudo as variedades de ciclo longo, cujos frutos ainda não atingiram o ponto máximo de expansão e maturação fisiológica.

Compensação

“Acredita-se que a quebra chegue próxima a 20% até a primeira semana de maio, podendo se agravar se a estiagem persistir por muito tempo”, observa Fernando Evangelista, agrônomo da CAPAL. Para ele, resta a expectativa de compensar essas perdas com o valor de mercado da saca de café, que tende a superar os valores comercializados no mesmo período do ano passado.

Essa não é a primeira vez que a falta de chuva no final da safra prejudica a produtividade das lavouras da região. José Valdir da Silva, cooperado da CAPAL em Fartura/SP, compara a safra atual com o cenário desfavorável ocorrido em 2019.

“Parece que o grãos está avermelhando, mas não está. Na verdade o grão está amadurecendo forçado, você percebe que ele fica alaranjado. Hoje se passar a colheitadeira não sai nada, então depois tem que passar a máquina mais umas tantas vezes e isso vira só em custo”, detalha. 

Seguindo as orientações da assistência técnica, o cafeicultor, na companhia do agrônomo da cooperativa, realiza o manejo da lavoura com a intenção de diminuir as consequências da estiagem. “Ainda mais se não chover nos próximos dias, não temos muito o que resolver na lavoura. Então, a esperança para equilibrar a quebra está no trabalho confiável de comercialização junto à cooperativa, que sempre zelou pelos cooperados no momento da negociação”, finaliza José Valdir.  

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Capal

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário