Conselho Nacional do Café visa aplicação de saldo remanescente do Funcafé

Publicado em 12/05/2021 09:28

O presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro, reuniu-se no dia 4 de maio com o Diretor do Departamento de Comercialização e Abastecimento da Secretaria de Política Agrícola do Mapa, Silvio Farnese, para propor ações visando à aplicação do saldo remanescente do orçamento 2020 do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) e tratar da antecipação da liberação dos recursos aprovados para a safra atual.

As propostas do CNC serão discutidas em breve no Comitê Técnico do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC) e visam garantir que os recursos das linhas de financiamento do Funcafé, direcionadas ao segmento da produção, cheguem efetivamente aos cafeicultores, que são a base de sustentação de toda a cadeia produtiva.

“O setor cooperativo de café é um ambiente estratégico para viabilizar maiores capilaridade e eficiência na aplicação dos recursos do Fundo, atendendo às necessidades dos cafeicultores, tempestivamente. As cooperativas oferecem serviços integrados fundamentais para uma maior resiliência dos produtores a choques externos (sejam mercadológicos ou climáticos), a exemplo de assistência técnica, acesso a crédito, insumos, tecnologias e mecanismos de gestão de riscos, como o barter e o hedge com mercados futuros,” explica Silas.

Outro ponto discutido foi os trâmites para a liberação do orçamento 2021 do Fundo, antes da publicação do novo Plano Agrícola e Pecuário. O CNC, como guardião do Funcafé, zela para que esses recursos cumpram sua função principal, que é ordenar a colheita brasileira de café ao longo dos doze meses do ano.

“A rápida liberação do orçamento 2021 do Funcafé é fundamental para que os cafeicultores não precisem colocar o café colhido no mercado imediatamente, para saldar a folha de pagamento semanal. Queremos evitar essa concentração momentânea de oferta, que pode refletir nos preços praticados pelo mercado. Com acesso aos financiamentos para a comercialização e custeio, os produtores podem aguardar o momento mais propício para vender sua colheita e preservar sua renda”, aponta Silas.

O CNC avalia positivamente a atuação do Ministério da Agricultura para viabilizar uma rápida liberação do orçamento aprovado pelo CDPC, em 29 de março. Na última segunda-feira (3), a Secretaria de Política Agrícola do Mapa divulgou chamada pública às instituições financeiras integrantes do Sistema Nacional de Crédito Rural interessadas em operar os recursos do Funcafé na safra 2021/2022. O prazo para manifestação se estende até 14 de maio. No total, o Funcafé disponibilizará ao setor R$ 5,95 bilhões, 4,2% a mais do que em 2020. Além de apoiar diretamente todos os segmentos da cadeia café, o Fundo também financia a pesquisa cafeeira, garantindo o contínuo desenvolvimento sustentável da cafeicultura brasileira.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNC

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário